Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe é relançada na Alesp


29/08/2019 16:36 | Evento | Maurícia Figueira - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238964.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238965.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238966.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238967.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238968.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Neide Silva Nascimento retirou um câncer de mama no Hospital do Servidor Público Estadual em 2015. Professora aposentada, Neide esteve na manhã desta quinta-feira (29/8) na Assembleia Legislativa para participar do relançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. "Fui internada em 2015, operei o câncer de mama e fiz a reconstrução da mama. Para conseguir a primeira consulta é bem difícil, depois eles mesmos vão marcando os retornos", comentou a professora, que mora em Santos, litoral paulista.

A Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe é de iniciativa da deputada Professora Bebel (PT). Houve outras edições da frente em legislaturas anteriores, coordenadas pelos ex-deputados Marcos Martins e Carlos Neder, que estavam presentes prestigiando o evento.

O presidente da Comissão Consultiva Mista do Iamspe (CCM-Iamspe), Guilherme Nascimento, afirmou que o instituto passa por uma crise no atendimento. "O funcionalismo público contribui com 2% do seu salário todo mês e o governo coloca uma pequena parte no orçamento do Iasmpe. Nossa reivindicação histórica é que o governo faça uma contribuição na mesma proporção que a nossa. O orçamento que temos não dá conta das necessidades", destacou Guilherme.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, o Iamspe conta ainda com uma rede conveniada de hospitais, clínicas, laboratórios de imagem e laboratórios clínicos no interior e no litoral. "Estamos passando por uma crise de atendimento como nunca tivemos nos anos anteriores. É rotineiro o tempo de atendimento do pronto-socorro do Hospital do Servidor Público passar de 16 horas. É uma crise muito grande, por isso a importância desta frente parlamentar, por contar com deputados de diversos partidos, da base do governo e da oposição", continuou o presidente da Comissão Consultiva Mista do Iamspe.

A deputada Professora Bebel disse que já houve progressos: "Conseguimos o avanço de colocar na Lei de Diretrizes Orçamentárias que os 2% adviessem do Tesouro. Agora temos de participar das audiências públicas para que se torne Lei Orçamentária."

Compuseram a mesa dos trabalhos, além da deputada e do presidente da CCM-Iamspe, os deputados Paulo Fiorilo, Emidio de Souza, os ex-deputados Carlos Neder e Marcos Martins; Idenilde Almeida Conceição, representando a Apeoesp; Regina Aparecida Bueno, representando o Sindsaúde e José Luiz Moreno, coordenador da CCM-Iamspe Capital.


alesp