Confira o bate-papo com a deputada Maria Lúcia Amary


01/10/2019 15:19 | Diga Deputada | Manuela Sá - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Maria Lúcia Amary	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240819.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238935.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238936.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238937.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com a deputada Maria Lúcia Amary.

Os últimos meses

Estou no quinto mandato de deputada e seja pelo atual momento do Estado ou do país, cada um deles acabou sendo de um jeito, mas esse mandato está sendo especialmente diferente. Tem sido o encontro de novas formas de fazer política, com novos partidos políticos e ideologias muito divergentes. Desta vez, a Assembleia renovou em mais de 55% os deputados, com ideais de extrema direita e esquerda e muitos deputados novos. Houve alguns conflitos no início, mas que agora estão sendo administrados. Houve um choque de postura entre os que já estavam há mais tempo e em um outro ritmo.

Projetos, legado e futuro

Eu já tinha sido vice-presidente da Assembleia, a primeira mulher a ocupar este cargo. Já fui presidente interinamente, líder da bancada, vice-líder de governo. Hoje sou vice-líder do PSDB e presidente do Conselho de Ética. Já assumi muitos desafios ao longo do tempo.

Por eu ser uma deputada regional, um projeto que eu considero importante foi a criação da Região Metropolitana de Sorocaba com 27 cidades agregadas, que garantiu um desenvolvimento mais equilibrado entre todas elas. Também tenho projetos ligados à violência contra a mulher e à reprodução assistida. Outro projeto importante é o de permitir que o farmacêutico atenda à distância. Outra proposta proíbe a fabricação e a soltura de fogos de artifício, pois acreditamos que eles prejudicam as pessoas " sobretudo os autistas -, além dos animais.

Inspirações e referências

Quando eu ingressei na política, foi muito pela admiração que eu tinha pelo Franco Montoro e pelo Mário Covas. Eu considerava o Mário Covas meu ídolo, pela postura e integridade e principalmente pela coerência entre o discurso e a vida pública. Uma outra referência é a atual chanceler alemã Angela Merkel, uma mulher forte. Eu a admiro pela forma com que ela construiu a sua imagem como gestora de um país importante da Europa, pela firmeza e pelo reconhecimento que a população tem em relação a ela.

alesp