Confira o bate-papo com a deputada Leticia Aguiar





Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.
Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?
A entrevista desta edição é com a deputada Leticia Aguiar.
Os últimos meses
Iniciamos o mandato com muita vontade, força de vontade e com bastante empenho, acho que essa é a principal palavra. Empenho meu e da minha equipe. Uma vontade imensa de fazer as coisas acontecerem. Uma característica que tenho é de ser muito proativa em tudo o que eu faço. Eu aprendi com os meus pais a fazer bem feito e não é diferente dentro da política, aliás traz mais responsabilidade. Tem que ser dessa forma para sermos mais eficientes dentro da máquina pública. Começamos a todo vapor. O que sinto nesses primeiros meses olhando o nosso breve histórico, é que já há pontos muito positivos, de muito resultado e efetividade. A minha preocupação, quando eu entrei para a política, era: "será que eu vou conseguir ser efetiva?". Sabemos que muita coisa não depende da gente. Dependemos do Executivo e do apoio de outros parlamentares. Algumas coisas, de fato, nos frustram, porque estávamos de um lado e agora, estamos de outro. Mas eu entendo que quando a gente tem força de vontade, também, as coisas acontecem muito mais.
Projetos, legado e futuro
As minhas bandeiras são conservadoras. Eu defendo muito a família como um grande pilar de uma sociedade sadia. A gente sabe que se a família não estiver realmente sólida, preservada e bem cuidada, não vamos ter uma sociedade segura. Consequentemente, há o efeito dominó. Dá um problema na saúde, na segurança pública, na educação... Cuidar da família é um dos nossos preceitos de campanha que estamos trazendo para dentro do mandato. Não abro mão dos valores cristãos. O Estado é laico, mas a deputada não. E isso eu vou trazer para o dia a dia da minha atuação parlamentar. Quando falamos de máquina pública, defendo os valores liberais econômicos. A máquina está inchada e o Estado regulando demais a vida do cidadão e de quem quer empreender no país. O Estado precisa regular menos e simplificar mais e esse também é um conceito da campanha que estamos trazendo para dentro da Assembleia.
O meu principal legado é deixar as pessoas orgulhosas do meu trabalho. Não só quem votou em mim, mas quem eu represento em todo o estado de São Paulo. Quero provar que é possível ser uma deputada honesta, eficiente, mantendo seus valores e essência. Ao final deste mandato, quero olhar para trás e ter a sensação de missão cumprida, de que fizemos realmente o melhor que poderíamos dentro das condições que temos. Acredito que o grande segredo é trabalhar pela população e ter esse sentimento de ser funcionária das pessoas. Temos o dever de trabalhar, produzir e trazer resultados.
Inspiração e referências
Dentro da política, a minha grande referência é o presidente Jair Bolsonaro. Foi ele que me trouxe para a política. Também não posso deixar de citar a, agora, minha colega: doutora Janaina Paschoal, que fez parte de uma mudança muito significativa no Brasil. Ela deixou a sua contribuição de maneira realmente histórica e é uma grande honra trabalhar ao lado dela e aprender com ela. Minhas outras referências são o saudoso padre Léo e o padre Paulo Ricardo, que, além de padre, é professor. Por fim, o professor e teólogo Augusto Cury, uma grande referência para mim, como escritor, palestrante e pensador. São pessoas que eu tenho uma deferência muito grande.
Notícias relacionadas
- Confira o bate-papo com a deputada Professora Bebel
- Confira o bate-papo com a deputada Edna Macedo
- Confira o bate-papo com a deputada Valeria Bolsonaro
- Confira o bate-papo com a deputada Leci Brandão
- Confira o bate-papo com a deputada Maria Lúcia Amary
- Confira o bate-papo com a deputada Delegada Graciela
- Confira o bate-papo com a deputada Márcia Lia
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações