Confira o bate-papo com a deputada Leticia Aguiar


17/09/2019 14:14 | Diga Deputada | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237870.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237134.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237135.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237136.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237133.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com a deputada Leticia Aguiar.

Os últimos meses

Iniciamos o mandato com muita vontade, força de vontade e com bastante empenho, acho que essa é a principal palavra. Empenho meu e da minha equipe. Uma vontade imensa de fazer as coisas acontecerem. Uma característica que tenho é de ser muito proativa em tudo o que eu faço. Eu aprendi com os meus pais a fazer bem feito e não é diferente dentro da política, aliás traz mais responsabilidade. Tem que ser dessa forma para sermos mais eficientes dentro da máquina pública. Começamos a todo vapor. O que sinto nesses primeiros meses olhando o nosso breve histórico, é que já há pontos muito positivos, de muito resultado e efetividade. A minha preocupação, quando eu entrei para a política, era: "será que eu vou conseguir ser efetiva?". Sabemos que muita coisa não depende da gente. Dependemos do Executivo e do apoio de outros parlamentares. Algumas coisas, de fato, nos frustram, porque estávamos de um lado e agora, estamos de outro. Mas eu entendo que quando a gente tem força de vontade, também, as coisas acontecem muito mais.

Projetos, legado e futuro

As minhas bandeiras são conservadoras. Eu defendo muito a família como um grande pilar de uma sociedade sadia. A gente sabe que se a família não estiver realmente sólida, preservada e bem cuidada, não vamos ter uma sociedade segura. Consequentemente, há o efeito dominó. Dá um problema na saúde, na segurança pública, na educação... Cuidar da família é um dos nossos preceitos de campanha que estamos trazendo para dentro do mandato. Não abro mão dos valores cristãos. O Estado é laico, mas a deputada não. E isso eu vou trazer para o dia a dia da minha atuação parlamentar. Quando falamos de máquina pública, defendo os valores liberais econômicos. A máquina está inchada e o Estado regulando demais a vida do cidadão e de quem quer empreender no país. O Estado precisa regular menos e simplificar mais e esse também é um conceito da campanha que estamos trazendo para dentro da Assembleia.

O meu principal legado é deixar as pessoas orgulhosas do meu trabalho. Não só quem votou em mim, mas quem eu represento em todo o estado de São Paulo. Quero provar que é possível ser uma deputada honesta, eficiente, mantendo seus valores e essência. Ao final deste mandato, quero olhar para trás e ter a sensação de missão cumprida, de que fizemos realmente o melhor que poderíamos dentro das condições que temos. Acredito que o grande segredo é trabalhar pela população e ter esse sentimento de ser funcionária das pessoas. Temos o dever de trabalhar, produzir e trazer resultados.

Inspiração e referências

Dentro da política, a minha grande referência é o presidente Jair Bolsonaro. Foi ele que me trouxe para a política. Também não posso deixar de citar a, agora, minha colega: doutora Janaina Paschoal, que fez parte de uma mudança muito significativa no Brasil. Ela deixou a sua contribuição de maneira realmente histórica e é uma grande honra trabalhar ao lado dela e aprender com ela. Minhas outras referências são o saudoso padre Léo e o padre Paulo Ricardo, que, além de padre, é professor. Por fim, o professor e teólogo Augusto Cury, uma grande referência para mim, como escritor, palestrante e pensador. São pessoas que eu tenho uma deferência muito grande.

alesp