Confira o bate-papo com a deputada Márcia Lia


29/08/2019 15:10 | Diga Deputada | Manuela Sá - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg237846.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237670.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237671.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237672.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237669.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com a deputada Márcia Lia.

Os últimos meses

Nesta legislatura mudou muita coisa, a começar pela renovação de quase 60% no número de novos deputados, mas eu acho que com a nossa experiência e o acúmulo que tivemos com o mandato anterior, amadurecemos e imagino poder fazer muito mais e melhor. Então, já considero este segundo mandato bastante diferente, apesar de todas as dificuldades que temos enfrentado. Em vários momentos a busca é pelo consenso e pelo diálogo. Quando o projeto de lei é importante para a população, nós apoiamos. Recentemente nós votamos dois projetos bons e importantes para o Estado de São Paulo e nesse sentido não houve contradição e nem discussões acirradas. Agora, quando a situação é da nossa inteira discordância, a gente faz o contraponto.

Projetos, legado e futuro

O nosso trabalho é muito focado na agricultura familiar, no meio ambiente e na reforma agrária. Para nós são questões conceituais importantíssimas e promovemos as iniciativas que melhorem a alimentação do trabalhador e as condições de trabalho das pessoas que vivem no campo. A ideia é que as pessoas possam ter, de forma sustentável, as condições para a produção e a logística de entrega dos produtos produzidos. Temos feito um trabalho grande nesse sentido e lançamos há pouco em Araraquara uma cooperativa de segundo grau que engloba várias outras cooperativas. Integramos os compradores aos assentados e às pequenas propriedades rurais, onde se produz muita coisa boa, que muitas vezes o restaurante, a escola ou aqueles que usam o produto desconhece. Nesse encontro unimos esforços e demos a possibilidade de compra de produtos sem veneno, por um preço muito mais acessível, porque não tem um atravessador, que beneficia aqueles que estão no campo. É um trabalho significante e que queremos aprofundar pelo Estado todo. Além disso, focamos na questão da moradia e já lançamos a nossa frente parlamentar em defesa da moradia, da reforma urbana e da regularização fundiária e agora vamos retomar e fazer o relançamento da frente em defesa dos direitos humanos e da democracia.

O mais importante desta Casa, até o momento, foi a criação da Comissão Permanente da Mulher. Até então nós não tínhamos um colegiado para discutir questões específicas que afetam as nossas mulheres e o momento foi bem oportuno até pelos 13 anos da Lei Maria da Penha, comemorado neste mês.

Inspirações e referências

O Lula é um grande líder e eu o defendo principalmente nesse momento político que a gente vive, por ele ser um preso político, já que foi condenado sem provas. Nós estamos vivendo um estado de exceção no Brasil, ontem foi o Lula, hoje pode ser qualquer um de nós. A defesa da democracia, da soberania nacional, a defesa de que a Constituição Federal seja respeitada e os princípios fundamentais da dignidade e da pessoa humana também devem ser respeitados. Então eu espero sinceramente, que na próxima possibilidade que o Supremo Tribunal Federal tenha para fazer justiça, de fato ele efetivamente a faça e solte o ex-presidente Lula.

alesp