ANAC lança aplicativo para ajudar na fiscalização dos táxis aéreos
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as empresas responsáveis pelo serviço de táxi aéreo no Estado recebeu na tarde desta quarta-feira (4/9), o gerente de operações da superintendência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Carneiro Lima, o Mineiro, com a finalidade de esclarecer as formas de fiscalização das empresas que atuam de maneira irregular.
Mineiro explicou quais são as medidas de regulamentação e fiscalização feitas pela agência, além das punições sofridas pelos infratores. Através dele, a ANAC lançou um aplicativo chamado "Voe Seguro". O app permite que o passageiro consulte a matrícula e os detalhes da aeronave em que vai embarcar, além de informações da empresa prestadora do serviço. Além disso, o aplicativo facilita que o usuário denuncie qualquer irregularidade neste processo, ajudando a ANAC a encontrar transgressores da legislação.
"O aplicativo é gratuito e direcionado para que as pessoas possam consultar se aquela aeronave está regular. A matrícula é como a placa do carro, se a empresa não puder prestar aquele serviço, denuncie. Precisamos da denúncia do cidadão para fazer um trabalho mais eficiente e garantir a segurança de todos", afirmou Mineiro.
A fiscalização foi um ponto importante da reunião, mas alguns parlamentares comentaram um outro aspecto que é de competência da ANAC: a desburocratização dos processos para as empresas que querem atuar no ramo.
O deputado Rodrigo Gambale (PSL) foi um dos que falou sobre o assunto. "O que a gente quer cobrar da ANAC é a agilidade para empresas que queiram se credenciar tenham um tempo natural e breve para conseguir sua legalização. As empresas demoram mais de dois anos para conseguir a documentação e pela demora, muitas acabam por venderem as aeronaves antes de receberem", cobrou o deputado.
O presidente da CPI, deputado Delegado Olim (PP), avaliou a reunião. "Acho que muitas empresas deixam de trabalhar por conta da exigência e quantidade de documentação. Cobramos isso e ele deu as explicações. Vamos chamar mais pessoas para fazer um bom relatório ao final dos trabalhos".
Além dos citados, estiveram presentes os deputados: Alex de Madureira, Castello Branco, Marcio Nakashima e Marcos Zerbini.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições