Audiência Pública debate escola em tempo integral e formação técnica


06/09/2019 17:00 | Evento | July Stanzioni - Fotos: Carol Jacob e assessoria Carlos Giannazi

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239469.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239471.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239470.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239472.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo estadual divulgou em agosto passado proposta para a expansão do ensino integral nas escolas de São Paulo. A ideia é que 100 escolas ofereçam essa nova modalidade de ensino em 2020. A adesão dos colégios será voluntária e as unidades têm até o dia 13 de setembro para manifestar interesse. A carga horária passará de cinco para nove horas e meia. Para Eduardo Gianetto, professor do departamento de geografia da USP, o avanço da modalidade esbarra em custos e dificuldade em manter os alunos nas salas de aula.

"Para que um estudante possa ficar, principalmente no ensino médio na escola, sete, nove horas, ele precisa ter bolsa de permanência, pois o aluno de baixa renda não consegue ficar esse tempo porque precisa trabalhar, então, esses alunos mais pobres podem ser excluídos dessa modalidade de ensino", declarou.

Outro tema discutido na audiência pública foi o Novotec, programa para alunos do ensino médio que permite ao aluno também ser diplomado no ensino técnico profissionalizando de modo simultâneo com o regular. "A parte do ensino básico será dado pelo professor da secretaria da educação e a parte técnica pelo professor da Etec. Só que essa parte técnica carece de laboratórios, e parte específica não terá todo o material na escola do Estado", analisou Sirlene Maciel, presidente do sindicato dos trabalhadores do Centro Paula Souza.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) diz que os dois programas precisam ser revistos pelo governador para que possam ser validados. "É um projeto duvidoso, discutível, que está sendo rejeitado pela própria comunidade escolar. As escolas não querem a implementação desse projeto marqueteiro. O Novotec também não oferece as condições adequadas de profissionalização", finalizou.

Hoje o Estado de São Paulo tem 417 escolas que funcionam em tempo integral, o que corresponde a 12% de toda a rede pública. São 156 mil alunos nessa modalidade de ensino.


alesp