Frente debate redução de recursos em universidades públicas


19/09/2019 15:41 | Evento | Ines Jordana - Fotos: Fernando Oliveira

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240139.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240140.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Pública de Ensino, Pesquisa e Extensão no Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240141.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Auditório Teotônio Vilena recebeu na quinta-feira (19/9) autoridades e representantes de instituições de ensino para discutir o futuro de universidades públicas do Estado. Coordenado pela deputada Beth Sahão (PT), o debate destacou o contingenciamento de 30% feito pelo governo federal no orçamento das redes de ensino público superior de todo o Brasil.

Segundo Soraya Smaili, reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a redução de recursos prejudica principalmente as áreas de pesquisa científica e o atendimento de hospitais universitários. "Estamos tendo um prejuízo enorme, já há uma diminuição de trabalhos publicados e teses. Com a redução, menos pesquisas serão feitas, menos doutores e mestres serão formados. Temos pesquisas que já estão sendo paralisadas, gerando danos à produção de conhecimento e ao desenvolvimento econômico do país", explicou.

De acordo com a Academia Brasileira de Ciências, as universidades públicas são responsáveis por 95% da produção cientifica do Brasil. "Nós temos que garantir que haja recursos suficientes para o bom funcionamento dessas instituições, que são nossos patrimônios, orgulho e centros de excelência do saber. Por isso temos que valorizá-las", defendeu a deputada Beth Sahão (PT).

A parlamentar também destacou a criação de emendas enviadas para o Plano Plurianual (PPA) que trabalham com o intuito de melhorar e reestabelecer o bom funcionamento dessas instituições de ensino. "São emendas, sobretudo voltadas para a melhoria dos investimentos nas universidades. Não se descobrem inovações tecnológicas, não se produz conhecimento se não houver investimento", concluiu.

Luna Zarattini, membro do Diretório Central dos Estudantes da USP, acrescentou que a redução orçamentária afeta áreas básicas como manutenção de banheiros, auditórios e salas, pagamentos de bolsas e contas. "Todo o contingenciamento vai indo nesse sentido, afetando as condições para pesquisa, laboratórios estão sendo fechados e não estamos tendo uma universidade funcionando minimamente", explicou.

O evento ainda contou com a presença do deputado Carlos Giannazi (PSOL), do ex-parlamentar Carlos Neder e representantes de entidades que reuniram professores, servidores e estudantes da USP, Unicamp e Unesp.

alesp