Sessão solene homenageia 40 anos do Projeto Sol


20/09/2019 15:45 | Evento | Maurícia Figueira - Fotos: Fernando Oliveira

Compartilhar:

Sessão Solene em homenagem aos 40 anos do Projeto Sol	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240230.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem aos 40 anos do Projeto Sol<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240229.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240232.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240231.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da Sessão Solene	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240228.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Arte e educação existem para que a realidade não nos destrua". Com esse pensamento, há 40 anos foi criado o Projeto Sol, na periferia de São Paulo. O intuito de seus fundadores era afastar das drogas crianças e adolescentes da Cidade Dutra, na zona sul de São Paulo. No contraturno da escola, esses jovens aprendem pintura, escultura, balé, teatro, informática, futebol, entre outras atividades. Lá eles têm uma biblioteca à disposição, além de um ginásio e refeitório.

Para homenagear o Projeto Sol, que completa 40 anos, foi realizada nesta sexta-feira (20/9) uma sessão solene no Plenário Juscelino Kubitschek da Alesp. Os fundadores do projeto, irmã Ângela Mary e Luiz Carlos dos Santos receberam o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a maior honraria dada pela Assembleia Legislativa.

Jovens atendidos pelo projeto se apresentaram durante a solenidade com números de dança. Entre as bailarinas esteve Ana Victória Silva Morais, de 14 anos. Ana frequenta o Projeto Sol há cinco anos. "Gosto muito de lá. Para mim é um refúgio. Onde moro é um lugar com muita criminalidade, então o Projeto Sol é muito importante para mim", comentou Ana, antes de se apresentar em um número de balé.

Prevenir é sempre melhor

A fundadora do projeto, irmã Ângela Mary, falou sobre o início do projeto. "Cheguei à Cidade Dutra em 1976. Vi jovens envolvidos com drogas e outras delinquências. Vindo do Colégio Santa Maria, fiquei perdida. Então, achei um grande amigo, Luiz Carlos, que estava nos Vicentinos, e entramos nesse mundo. Logo descobrimos que teríamos de trabalhar em prevenção", lembrou a irmã.

A importância da prevenção no combate às drogas foi enfatizada também por Luiz Carlos dos Santos, outro fundador da entidade: "Quando o vício domina, é muito mais difícil tirá-los dessa situação. A prevenção é sempre melhor. Assim conseguimos mudar rumos de vida, para que fiquem de certa forma protegidos".

O deputado Enio Tatto (PT), que presidiu a solenidade, afirmou que o Projeto Sol "há 40 anos vem transformando a vida de pessoas daquele bairro, tanto na área educacional, cultural, esportiva, dando oportunidade para que tenham uma vida digna". O deputado destacou ainda que "os problemas sociais têm solução, desde que as pessoas tenham apoio e sejam comprometidas em transformar a vida e a sociedade".

Durante as duas últimas semanas, a Alesp sediou uma exposição com diversos trabalhos desenvolvidos pelas crianças do Projeto Sol.

Fizeram parte da mesa da solenidade, além do deputado Enio Tatto, os fundadores Ângela Mary e Luiz Carlos dos Santos; Yolanda Nunes Rocha Tatto; o deputado federal Nilto Tatto e o vereador Arselino Tatto.

alesp