Secretário presta contas de sua gestão à comissão de finanças


25/09/2019 14:44 | Finanças, Orçamento e Planejamento | Fabio Donato - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Alex de Madureira e Estevam Galvão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240458.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Henrique Meirelles e Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240455.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio da Farmácia, Alex de Madureira, Estevam Galvão, Castello Branco e Carla Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240457.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco e Carla Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240459.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo, Delegado Olim e Ricardo Mellão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Alesp recebeu nesta quarta-feira (25/9) o secretário Estadual da Fazenda e do Planejamento, Henrique Meirelles, para prestação de contas de sua gestão à frente da pasta.

Meirelles apresentou o panorama dos últimos oito meses de 2018, quando ainda não havia assumido e, iniciou a prestação de contas da sua própria gestão com os quatro primeiros meses de 2019, conforme havia combinado com os parlamentares em reuniões passadas. O atual representante do Executivo na Secretaria da Fazenda afirmou que nos próximos anos o Estado de São Paulo deve crescer percentualmente mais do que o país. A expectativa de crescimento do PIB está em torno de 2% ao ano.

Questionado pelos deputados, Meirelles respondeu a diversas questões sobre temas como a reforma da previdência, o reajuste dos salários dos servidores públicos e também projetos de lei do governo em tramitação na Casa.

Sobre a despesa do Estado, o secretário afirmou estar cumprindo o limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. "Está dentro de uma margem de segurança, entre as maiores de todos os estados. As despesas são necessárias, precisamos investir em salário de policiais, professores. Acima do limite já compromete a capacidade futura de pagamento do Estado", explicou.

O deputado Paulo Fiorilo (PT) fez diversas perguntas ao secretário e comentou as respostas que recebeu. "Não foram as respostas que eu esperava, mas as que precisavam ser dadas à sociedade. Tivemos um debate sobre reajuste do salário dos professores e dos policiais. O governador disse que vai extinguir a Furp, o secretário já disse que está estudando, então há uma incoerência", declarou.

O presidente da comissão, deputado Wellington Moura (REPUBLICANOS) avalia a reunião. "O secretário tem buscado apoio no exterior, para tentar buscar recursos de empresas privadas que queiram investir no Estado. É um desafio mas que será cumprido e trará grande resultado à população", elogiou.

Além do citado, estiveram presentes à reunião os deputados: Alex de Madureira, Carla Morando, Castello Branco, Delegado Olim, Enio Tatto, Estevam Galvão, Gilmaci Santos, Marcio da Farmácia, Mauro Bragato, Mônica da Bancada Ativista, Profª Bebel, Roberto Engler, Ricardo Mellão, Roberto Morais e Wellington Moura.


alesp