Seminário debate soluções inovadoras sobre gestão de municípios


26/09/2019 15:48 | Evento | Karina Freitas - Foto: Fernando Oliveira

Compartilhar:

Dep. Marcos Zerbini (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240543.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cartaz do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240541.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240542.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Marcos Zerbini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240544.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240545.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para um Estado como São Paulo, com 645 municípios, o maior desafio das cidades é a gestão pública. O tema foi o ponto central do 1º Seminário de Soluções Inovadoras realizado na Assembleia Legislativa.

O evento contou com apoio do deputado Marcos Zerbini (PSDB). Para o parlamentar, em um momento de crise econômica é preciso buscar meios para que os prefeitos consigam gerenciar melhor os recursos. "A ideia principal do seminário é poder ajudar o administrador público a entender o que ele pode e o que ele não pode fazer, colocá-lo em contato com órgãos públicos e privados que possam ajudá-lo em sua tarefa"

O presidente do Tribunal de Contas Estadual, Antônio Roque Citadini, foi um dos palestrantes no evento e abordou a atual fase que o Brasil vive quanto a questões fiscais. Para ele, o momento é de dificuldade na gestão pública. "Nunca tivemos uma queda tão grande de receita como estamos tendo e isso implica em administrar com menos dinheiro, então precisamos ser mais criativos, de forma que com menos dinheiro atendamos melhor a população".

Segundo o professor da faculdade de economia e administração da USP, José Affonso Mazzon, é preciso discutir a inteligência fiscal dos municípios. "A ideia de inteligência fiscal vai desde a ideia de planejamento, da captação de recursos por parte do município até a aplicação eficiente dos mesmos naquilo que a população tem a maior carência", comentou.

O seminário ainda contou com a participação de consultores da Fundação do Instituto de Administração da USP, do BNDES e do Programa Desenvolve São Paulo.


alesp