São Paulo pode ter mapeamento para instalação de usinas de energia das marés


02/10/2019 14:01 | Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável | Lucas Pascoto - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Márcia Lia e Luiz Fernando Teixeira	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio França preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240938.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas, Bruno Ganem e Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240937.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um estudo das zonas litorâneas para usinas que captam energia das marés foi aprovado na reunião da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de São Paulo nesta quarta-feira (02/10). O deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) foi o relator do projeto

221/2018. Para ele o investimento em energias limpas é muito importante. "Esse projeto propõe que o governo faça um estudo sobre essa fonte de energia renovável. Se eventualmente precisarmos usar essas fontes renováveis já teremos um estudo pronto que facilitará todo o trabalho de pesquisa".

Para o presidente da comissão, deputado Caio França(PSB), a aprovação dessa proposta é importante. "Hoje conseguimos aprovar esse projeto ligado à energia maremotriz e houve uma discussão bastante ampla, com diversos pareceres diferentes. A Assembleia precisa valorizar o trabalho dos parlamentares e quando nós criamos dificuldades para os projetos de autoria dos próprios deputados, as coisas acabam se tornando muito mais complicadas".

Na pauta da reunião havia um requerimento para que a comissão realizasse uma audiência pública sobre o projeto de despoluição do rio Tietê, mas a medida acabou não sendo votada pelos parlamentares. "Não faço ideia do motivo de os parlamentares terem pedido vista tantas vezes de um requerimento relativamente simples. O projeto Renasce Tietê já entrou em votação e eu gostaria de ouvir secretários e convocar audiências públicas até me sentir preparada para votar o projeto".

Além dos deputados citados estiveram presentes: Adalberto Freitas, Bruno Ganem, Dirceu Dalben e Márcia Lia.


alesp