Seminário lança rede em defesa dos patrimônios do Estado


14/10/2019 15:17 | Evento | Fabio Donato - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241825.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241826.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241827.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241828.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241829.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241830.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241831.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241832.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241833.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (14/10) o lançamento da Rede Patrimônio Cultural Paulista, em um evento no auditório Franco Montoro, de iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL).

A rede conta com diversos órgãos e entidades que atuam na valorização e preservação do patrimônio cultural, organizada pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), que iniciou suas atividades no Brasil em 2014 e foi organizado para atuar em São Paulo, em maio deste ano.

De acordo com Vanessa Bello, coordenadora do Icomos-SP, a falta de investimento é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas entidades que cuidam do patrimônio do país. Em São Paulo são cerca de R$ 180 mil para administrar mais de 2 mil bens. "Criar um sistema estadual é muito importante, para que os órgãos atuem em conjunto e não paralelamente. Com pouco dinheiro, como que os técnicos vão fazer a gestão disso? Preservar, restaurar e manter este patrimônio já tombado é muito complicado", disse Vanessa.

A coordenadora ainda detalha quais são os patrimônios administrados pelos órgãos juntamente com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat). "Além de bens edificados, prédios e monumentos, o Condephaat também trabalha com patrimônio imaterial, que são as celebrações, as danças, como a capoeira; até o virado paulista e outras festas também fazem parte", completou.

Para Giannazi, que propôs o debate na Casa, é preciso defender o patrimônio cultural, artístico e turístico do Estado. "São Paulo tem uma diversidade imensa, mas que não é preservada e é atacada constantemente tanto pelo poder público e pela especulação imobiliária".


alesp