Secretário debate planejamento e obras do metrô em comissão


16/10/2019 16:13 | Assuntos Metropolitanos e Municipais | Lucas Pascoto - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Alexandre Baldy de Sant´Anna Braga e Rafa Zimbaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafa Zimbaldi preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alexandre Baldy de Sant´Anna Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Gambale e Aprigio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary, Estevam Galvão e Coronel Nishikawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário estadual de Transportes, Alexandre Baldy, participou da reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da última quarta-feira (16/10). O secretário representou o diretor-presidente do Metrô de São Paulo, Sivani Alves Pereira, para esclarecer dúvidas dos parlamentares relativas a obras e planejamento da empresa. Um dos pontos explicados por Baldy foi a chegada da Linha 4 Amarela até a cidade de Taboão da Serra. "Estamos estudando a extensão dessa linha até a estação Vila Sonia. São estudos muito iniciais, mas queremos ampliar por mais duas estações até que chegue na cidade de Taboão da Serra".

O secretário também abordou o cancelamento do metrô na região do ABC e disse que o governo tem uma alternativa para fazer a conexão entre o ABC paulista e a cidade de São Paulo. "A definição e a posição da linha 18 Bronze foi uma posição técnica do Conselho Gestor de Parceria Público-Privadas que é de responsabilidade do comitê gestor e da Procuradoria Geral do Estado e, portanto, não cabe à secretaria discutir o cancelamento dessa linha do metrô. O que nós propusemos é que o governo, dentro de uma viabilidade, pudese elaborar um projeto de BRT (Bus Rapid Transit) que fizesse a integração entre o ABC e a capital".

Para o presidente da comissão, deputado Rafa Zimbaldi (PSB), o Trem Intercidades terá um importante papel para o Estado de São Paulo. "É um projeto muito importante, é uma nova modalidade de transporte público, ligando os municípios da região de Campinas até a cidade de São Paulo. Existe uma expectativa muito grande da população dessas regiões sobre o Trem Intercidades".

Além do deputado citado estiveram presentes: Aprígio, Carla Morando, Coronel Nishikawa, Estevam Galvão, Maria Lúcia Amary e Ricardo Mellão.

alesp