Projeto que proíbe publicidade de bebidas alcoólicas no Metrô e na CPTM recebe aval de Comissão
29/10/2025 18:17 | Assuntos Metropolitanos e Municipais | João Pedro Barreto - Fotos: Rodrigo Romeo
O projeto que proíbe a publicidade de bebidas alcoólicas no Metrô e na CPTM avançou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O PL 206/2017 recebeu, nesta quarta-feira (29), o aval da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM) e segue tramitando na Casa.
De autoria do ex-deputado Cezinha de Madureira, a proposta pensa na circulação de crianças e jovens nas estações e busca evitar que as empresas públicas incentivem o consumo de álcool na juventude. O ex-parlamentar cita estudos da Sociedade Brasileira de Pediatria que apontam que 40% dos adolescentes experimentam álcool entre 12 e 13 anos. "Essa publicidade acaba estimulando precocemente a ingestão de bebidas alcoólicas", aponta ele, na justificativa do projeto.
O PL avançou na Comissão após os deputados rejeitarem o relatório apresentado pelo deputado Rogério Santos (MDB) por sete votos a dois. A deputada Beth Sahão (PT) defendeu que não deve haver promoção de um hábito nocivo como o consumo de álcool. "A bebida alcoólica é viciante, como o cigarro e outras drogas. Então, temos que buscar cercear um pouco mais o consumo", disse ela. A deputada citou a lei que proíbe propagandas de cigarro como exemplo a ser seguido.
Voto vencido, o deputado Paulo Mansur (PL) foi contra o projeto afirmando que esse tipo de propaganda "movimenta o mercado publicitário". "A publicidade de empresas legalizadas e que deixam bem claro que o consumo só é permitido a partir dos 18 anos gera emprego e paga impostos no anúncio. É uma cadeia que gera recursos e sou a favor da liberação da publicidade que seja legal", afirmou o parlamentar.
A deputada Ana Carolina Serra (Cidadania), presidente da CAMM, foi outra a votar favoravelmente ao PL e enalteceu o "debate saudável" realizado na Comissão acerca da proposta. "Nesse caso, ponderou-se aqui que a questão da saúde coletiva e a proteção das pessoas devem prevalecer frente a geração de renda dessas empresas", comentou.
Acessibilidade
Outra propositura que recebeu o aval da Comissão foi o PL 785/2013, que obriga empresas concessionárias de transporte intermunicipal a realizarem adaptações em seus veículos a fim de ampliar a acessibilidade. Entre as alterações que passarão a ser exigidas estão plataformas elevatórias e rampas de acesso veicular, além da eliminação de obstáculos internos.
A norma prevê que as empresas promovam as mudanças em toda a frota de cada itinerário. O descumprimento da lei, caso seja aprovada e sancionada, acarretará em multa de cerca de R$ 75 mil às empresas.
Na justificativa do projeto, o ex-deputado Fernando Capez ressalta que a Constituição Federal de 1988 e outras legislações supranacionais consolidam o entendimento de que pessoas com deficiência "têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que as outras pessoas".
"A dificuldade encontrada por pessoas com deficiência é enorme, beirando a discriminação, como assistimos pasmos, através dos mais diversos meios de comunicação, situações vexatórias de pessoas tentando ingressar nos veículos que prestam transporte coletivo", explica o ex-parlamentar.
Municipalidade
Durante a reunião, a CAMM ainda deu parecer favorável a dois projetos que abordam questões locais do Interior paulista. O primeiro, o PLC 3/2025, do deputado Mauro Bragato (PSDB), autoriza o Executivo a criar a Aglomeração Urbana de Presidente Prudente. O objetivo é proporcionar uma maior integração de 54 municípios da região, ajudando na articulação institucional para a resolução de problemas comuns.
Recebeu também o aval o PL 896/2024, de autoria do deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania), que declara o município de Mococa como Capital do Peixe Panga BR. Segundo o deputado, o primeiro criatório da espécie do país surgiu na cidade.
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão da Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Comissão dá aval a criação de conselho de desenvolvimento para Região Metropolitana de Piracicaba
- Comissão da Alesp aprova calendário de audiências públicas em regiões metropolitanas
- Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais dá aval a projeto que intitula São José dos Campos como ''Capital do Avião''
- Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo faz homenagem ao prefeito Bruno Covas
- Secretário debate planejamento e obras do metrô em comissão
- Votação de convite a presidente do Metrô é adiada
- Transporte público na região do ABC é pauta de comissão
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações