Transporte público na região do ABC é pauta de comissão


21/08/2019 17:27 | Assuntos Metropolitanos e Municipais | Eduardo Pituaki - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Carlão Pignatari e Rafa Zimbaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238427.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafa Zimbaldi preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238430.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238431.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na manhã desta quarta-feira (21/8), deputados da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais se reuniram para debater o transporte metropolitano na região do ABC.

O deputado Luiz Fernando (PT) criticou o governo do PSDB, que segundo ele, quer colocar na região linhas BRT (Transporte Rápido por Ônibus), em vez de investir em VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). "O governo Doria resolveu que a região do ABC não teria Metrô. Eles prometeram fazer outro corredor que transporta uma capacidade menor de passageiros e não soluciona os problemas da região. Nós vamos lutar contra essa lógica tucana, do Orlando Morando, dos prefeitos do ABC, que tiraram algo que já era do ABC para nos presentear com um presente de grego, que é essa linha de ônibus. O ABC não precisa de mais ônibus", declarou.

A reunião foi conduzida pelo deputado Rafa Zimbaldi (PSB). Para ele, as duas modalidades de transporte são fundamentais: "O ABC é uma região importante e que precisa de um modal, seja BRT ou VLT. O importante é oferecer transporte de qualidade para a população. O Metrô é uma modalidade melhor, mas infelizmente muito cara. O quilometro do Metrô custa cerca de 150 milhões de dólares, um investimento muito alto para qualquer empresa".

O deputado Coronel Nishikawa (PSL) também se pronunciou a respeito da implantação de BRT na região: "No ABC existem enchentes e principalmente cruzamentos. Eu queria saber como vão resolver esse problema. Vão construir do piscinão de Jabuticabal e pode ser que resolva, entretanto o BRT vai pelo chão e o VLT vai pelo chão. Então existe uma diferença muito grande na velocidade", diz.

Outro ponto de destaque na pauta foi um convite ao Secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Chucre, para dar explicações sobre o fechamento do Minhocão. "Houve estudos sobre a interdição e até fechamento do Minhocão. Não há alternativas viáveis para escoar o trânsito que passa pelo elevado. Quando desativado, vai causar impacto para o trânsito até a região do ABC", explica o autor do requerimento, deputado Coronel Nishikawa.

Também estiveram presentes na comissão os deputados Douglas Garcia, Jorge do Carmo, Cezar e Ricardo Mellão.

alesp