Adolescentes de projeto social simulam comissão de parlamentares


18/10/2019 14:57 | Evento | Fabio Donato - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Comissão das Meninas Extraordinárias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242267.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão das Meninas Extraordinárias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242268.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão das Meninas Extraordinárias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242269.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão das Meninas Extraordinárias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242270.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão das Meninas Extraordinárias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242271.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão das Meninas Extraordinárias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242272.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para muitos jovens, o universo político ainda é uma terra não explorada. As nuances e todo o processo legislativo são motivos de dúvidas até para os adultos, ficando os jovens à deriva e precisando de orientação e consciência de como funcionam os três poderes da República. Na tarde desta sexta-feira (18/10), o Plenário Tiradentes da Assembleia recebeu uma comissão um pouco diferente: com pauta, pedido de vistas, lista de presenças e, principalmente, deliberação de projetos, meninas de 16 a 19 anos simularam uma comissão permanente da Alesp.

As meninas seguiram todo o regimento: para falar, era necessário o pedido de "pela ordem", e nos momentos da votação, "as deputadas que eram favoráveis", ao invés de permanecer como estavam, levantavam uma placa indicando se eram favoráveis ou contrárias ao item.

Umas das jovens que participaram do evento, Camila Alves, de 18 anos, explicou a sensação de ser deputada por um dia. "Estou me sentindo muito importante, mas também muito nervosa. Antes eu ignorava política por que para mim era sinônimo de corrupção, mas fui aprendendo que é importante a participação do cidadão", disse.

A presidência dos trabalhos e a mesa da "Comissão das Meninas Extraordinárias" era responsabilidade dos assessores da deputada Marina Helou (REDE), que propôs o evento. Thais Ferreira, assessora parlamentar dos assuntos de primeira infância, explicou o objetivo da atividade. "Nosso objetivo é estimular a participação de mais mulheres na política. Quanto mais cedo as meninas entenderem que estes espaços de poder também são feitos para elas, melhor", declarou.

As meninas participam do projeto "Escola de Liderança para Meninas", uma iniciativa da ONG Plan International. Analista de projetos sociais da ONG, Dayane Fernandes comentou a ação. "No escopo do projeto a gente discutiu os três poderes e elas fizeram visitas externas, além da Alesp, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, representando o executivo e o Ministério Público, representando o judiciário", explicou.

A Plan International está presente em 70 países e foi fundada em Londres, em 1937.

alesp