Saúde da mulher é tema de ciclo de palestras no Outubro Rosa


24/10/2019 14:48 | Evento | July Stanzioni - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242646.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242647.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242648.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quinta-feira (24/10) mais um evento sobre o Outubro Rosa. Pela manhã o Auditório Franco Montoro recebeu inúmeras organizações e associações ligadas ao tema de prevenção e tratamento do câncer de mama para um ciclo de palestras sobre a saúde da mulher.

O evento foi organizado pelo gabinete do deputado Altair Moraes (REPUBLICANOS). Vanessa Palazzi é assessora do parlamentar e o representou no encontro. "A Assembleia tem um grande papel na prevenção do câncer de mama. A Alesp abra as portas para um novo evento de alerta na prevenção do câncer de mama, que é um câncer que mais mata mulheres no mundo. Importantíssimo que se façam ações contínuad, não só no mês de outubro.

Quando o câncer é detectado no início, a cura é mais provável. Muito importante que a Assembleia abrace essa causa como o deputado Altair Moraes fez", declarou.

Segundo estatísticas mundiais, em 2018 foram 2,1 milhões de novos casos e 627 mil óbitos pela doença. Aqui no Brasil, a estimativa para novos casos é de 59.700. Com números alarmantes, as campanhas do Outubro Rosa se tornaram essenciais para ajudar na prevenção da doença.

Uma das entidades presentes foi a União e apoio no combate ao câncer de mama, a Unaccam. Segundo Clarisia Ramos, presidente da entidade, é preciso conscientização para evitar a propagação da doença. "Nosso objetivo é passar a informação para que essas pessoas a multipliquem. Nossa missão é capacitar voluntários para cuidar de pacientes. Então, quando participamos de eventos como esse, já pedimos após a palestra que as pessoas sejam nossas voluntárias. Esses eventos fazem com que as pessoas reflitam melhor sobre elas, sobre a saúde".

A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo, a BPW, também esteve presente ao evento. Eles agradeceram a oportunidade de estar dentro da Casa legislativa contando a história de pessoas que passaram por esta situação.

"Nossa ideia era trazer o conhecimento dessas mulheres que já passaram por isso, algumas ainda estão passando, para contar para as pessoas que a doença não é um bicho de sete cabeças e que não se pode pensar assim. Trazer essa mensagem é importante. Tudo bem você não ficar feliz o tempo todo, mas vai passar", analisou Cláudia Pirani, presidente da BPW.

Sileni Rolla é presidente da Associação do Movimento Mulheres de Verdade e parabenizou a Alesp pela iniciativa. "É uma iniciativa maravilhosa, fazendo de fato aqui uma casa do povo. Quando a Assembleia toma a iniciativa de ceder esse espaço e permitir os debates e proposições, ela mostra que ela tem a preocupação de melhorar as condições da nossa sociedade. Agradecemos e parabenizamos".

Silvana Zugaib foi diagnosticada com câncer de mama em 2016 e, em 2017 fez a retirada total da mama. De lá para cá, está em recuperação. "Mês a mês tenho ido para fazer a limpeza do cateter, sem nenhum medicamento. Controlando a doença que está extinta e participar de eventos como esse é importante para mostrar a importância dos exames e acreditar que vai dar certo", finalizou.

alesp