Reunião aborda os direitos humanos voltados aos agentes de segurança pública


11/11/2019 14:13 | Frente parlamentar | Laysla Jacob - Fotos: Sérgio Galdino

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243693.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sargento Neri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243694.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243695.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243696.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243697.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos dos Policiais Militares, Policiais Civis, Agentes Penitenciários, Guardas Civis e Demais Agentes de Segurança Pública se reuniu na última sexta-feira (8/11) para discutir regulamentos e processos administrativos das corporações. O encontro, promovido pelo deputado Sargento Neri (AVANTE) reuniu representantes das polícias e da Defensoria Pública e teve como objetivo debater a garantia dos direitos humanos dos agentes da segurança pública.

Sargento Neri conduziu a reunião e reafirmou seu objetivo em unir os profissionais da segurança pública. "Nós queremos preservar os direitos humanos cada vez mais. Esta classe (da segurança pública) não pode ser esquecida de um direito tão importante que o mundo fala. Queremos unir todas as polícias em um objetivo só. Aumento salarial, por exemplo, é uma questão de direitos humanos, pois refere-se à dignidade do policial. A própria moradia e a educação também. Procuramos que os nossos policiais tenham a possibilidade de gozar daqueles direitos que a maioria das pessoas tem", disse.

Um dos palestrantes da noite foi o capelão Vagner Maia. Ele destacou uma pesquisa recente que diz que a cada 10 dias um policial militar tira a própria vida.

"O suicídio é multifatorial, então é difícil prever, mas existem fatores que podem influenciar junto às questões pessoais de cada um. Vemos que muitos policiais exercem outra função para complementar a renda; surgem problemas familiares devido a essa ausência no seu convívio social, e várias outras questões associadas vão desencadeando doenças psicossomáticas, complementou Maia.

No decorrer do evento foram apresentados diversos pontos que precisam ser melhorados para garantir melhor qualidade de vida e bem-estar para os profissionais da segurança pública. A frente parlamentar se compromete a buscar implementar políticas públicas que possam trazer melhores condições para a classe.

alesp