Seminário discute 10 anos da Política Estadual de Mudanças Climáticas


13/11/2019 09:00 | Encontro | Fabio Donato - Fotos: Sergio Galdino

Compartilhar:

Osvaldo Lucon, Carlos Ritti, Beatriz Paggy, Pedro Roberto Jacobi, Tais Mauad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243801.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243799.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ana Carolina Amaral<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243800.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243820.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 10 Anos da Politica Estadual de Mudanças Climáticas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243821.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Há 10 anos, o Governo do Estado de São Paulo sancionou a lei que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas. Dentre os seus diversos objetivos, estava a meta de redução em 20% da emissão de gases de efeito estufa até 2020.

A Assembleia Legislativa de São Paulo, em evento da Frente Parlamentar Ambientalista, realizou um evento na terça-feira (12/11), no Auditório Paulo Kobayashi, que contou com representantes do Poder Público, sociedade civil e pesqusiadores no tema. Os presentes debateram a legislação atual e apontaram os avanços até aqui, além de traçar caminhos, estratégias e ações para os próximos 10 anos.

Carlos Rittl, do Observatório do Clima, vê o Estado de São Paulo como o mais dinâmico em termos de desenvolvimento. "Energia solar está gerando empregos e promovendo desenvolvimento através de uma opção limpa de energia. Agricultura mais sustentável também é um meio. Há inúmeros caminhos que podem nortear essa questão", disse.

Oswaldo Lucon, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, justificou que o cumprimento da meta traçada para a emissão de gases do efeito estufa, pela estimativa, está em 9% de redução em relação a emissão em 2005. A meta é um parágrafo, de um artigo apenas. É importante aferirmos uma meta", declarou.

O evento foi uma solicitação da deputada Marina Helou (REDE).


alesp