Médico faz palestra sobre o câncer de próstata


29/11/2019 11:21 | Encontro | Maurícia Figueira - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Adalberto Freitas e Edna Macedo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244819.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wagner Fracini, Marlos Pereira, Adalberto Freitas, Edna Macedo e Jorge Roberto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244820.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marlos Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244821.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244822.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edna Macedo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244823.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Novembro Azul <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244824.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Novembro Azul <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244825.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O médico Wagner Fracini esteve na Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira (29/11) para realizar uma palestra a respeito do câncer de próstata. O evento faz parte do Novembro Azul, mês de conscientização a respeito da doença. "Estamos aproveitando o Novembro Azul e, junto com a Guarda Civil Metropolitana, queremos difundir a responsabilidade que todos nós precisamos ter para combater essa doença", afirmou o deputado Adalberto Freitas (PSL), idealizador da palestra.

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo também apoiou a iniciativa. Dentro da Guarda Civil, existe um grupo chamado Projeto Lealdade, cujo objetivo é assumir o papel de guardiães da cidade. Com o lema "Somos guardiães sociais", eles procuram desenvolver ações por uma cidade mais segura, defendendo a sociedade e valores familiares.

Para o idealizador do Projeto Lealdade, inspetor Jorge Roberto Paschoal, a saúde é prioritária em todos os tempos. "Precisamos sempre ter qualidade de vida, e saúde é primordial. Ninguém tem qualidade se não tiver saúde. O Novembro Azul é uma chamada de atenção, uma observação social para que todos tenham a responsabilidade de começar a se cuidar", comentou.

Um dos pontos principais da palestra de Wagner Fracini foi a importância da prevenção quando se trata de câncer. Quando o diagnóstico é realizado precocemente, as chances de cura são muito grandes. "Sabemos que são cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil a cada ano. Um percentual não desprezível dessas pessoas acaba morrendo por não procurar atendimento médico ou por ter diagnóstico tardio", comentou o médico. Segundo ele, as pessoas que têm antecedentes familiares de câncer de próstata devem realizar os exames preventivos a partir dos 45 anos. O restante da população deve fazê-los a partir dos 50 anos.

O câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens depois do câncer de pele. Conforme a idade da pessoa aumenta, crescem as chances de adquirir a doença. Outros fatores de risco são o histórico de câncer de próstata na família e a obesidade. Fracini afirmou que o câncer de próstata é muito mais comum entre pessoas obesas do que entre os magros.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o câncer de próstata foi a segunda causa de morte por câncer no Brasil.

A necessidade da prevenção também foi destacada pela deputada Edna Macedo (REPUBLICANOS). "Fazendo periodicamente os exames, você tem condição de manter sua saúde em dia", disse a deputada.

Estavam presentes no evento representantes dos capelães dos Policiais Militares de Cristo, Universal nas Forças Policiais, Igreja Batista do Povo, Igreja Universal do Reino de Deus e Conseg de Santa Cecília.


alesp