Como ficam as doações de sangue em tempos de pandemia


04/05/2020 20:18 | Serviço | Maurícia Figueira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg248733.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os bancos de sangue passaram por momentos com estoques baixos nas últimas semanas. Segundo o hematologista Dante Langhi, presidente da Associação Brasileira de Hematologia, o isolamento social teve consequências em todos os segmentos. "Isso acontece também com a doação de sangue. As pessoas ficando em casa não vão aos serviços de hemoterapia para realizar a doação de sangue. Portanto, ocorre uma diminuição das doações e dos estoques de sangue".

A Associação Brasileira de Hematologia, em conjunto com a Confederação Brasileira de Futebol, elaborou um projeto para doação de sangue nos estádios de futebol. "Os estádios estão fechados atualmente, e são locais amplos, arejados. Poderiam ser realizadas coletas nesses locais a partir de agendamentos". A coleta de sangue com agendamento evita a aglomeração de pessoas nos locais de doação.

O hematologista comentou sobre a possibilidade de utilizar o plasma das pessoas curadas pelo coronavírus. "Depois de 14 dias eles podem doar o plasma, porque esse plasma tem um alto título de anticorpos contra o vírus. Isso pode ser administrado aos pacientes graves", afirmou.

Para Langhi, os doadores não precisam se preocupar com contágio do coronavírus. "A pessoas que estão colhendo sangue estão protegidas e, se protegendo, protegem também os doadores no sentido de evitar contaminação através do contato próximo".

Para evitar aglomeração nos postos de coleta, o atendimento está sendo feito preferencialmente por agendamento, desde o último dia 20.

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, o coronavírus não é transmitido pela doação de sangue. Mesmo assim, é preciso evitar doar caso haja suspeita de contaminação, por uma questão cautelar.

Veja as orientações da Fundação Pró-Sangue aos doadores:

- contaminados pelo Covid-19 não podem doar sangue por um período de 30 dias após recuperação clínica completa;

- pessoas que tenham tido contato direto com casos suspeitos ou confirmados por coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato para poder doar sangue;

- No mais, os critérios anteriores permanecem os mesmos. Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. Também é recomendado não ingerir alimentos gordurosos quatro horas anteriores à doação, nem bebidas alcóolicas 12 horas antes da doação.

alesp