Comissão de Infraestrutura ouve prestação de contas de diretor-presidente da Arsesp

Órgão regula e fiscaliza serviços de energia elétrica, saneamento básico e gás em São Paulo
03/07/2020 14:23 | Reunião | Barbara Moreira - Foto: Reprodução TV Alesp

Compartilhar:

Comissão de Infraestrutura em ambiente virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250800.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Teixeira preside a comissão em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250821.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helio Luiz Castro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250808.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thiago Auricchio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250822.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Nishikawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250823.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Infraestrutura em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250817.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Infraestrutura em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250819.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Infraestrutura em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250815.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira (3/7), o diretor-presidente da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), Helio Luiz Castro, participou da reunião da Comissão de Infraestrutura (CI) da Alesp para tratar de assuntos pertinentes à autarquia e dar explicações sobre suas atividades frente ao cargo.

No encontro, conduzido pelo presidente da comissão, deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT), Helio Castro citou medidas utilizadas para otimizar o trabalho da Arsesp, como a implantação de uma cultura de planejamento e gestão, o desenvolvimento de um sistema para transformar dados em informações e a integração entre as diretorias da agência.

Dados apresentados pelo diretor-presidente, mostram que, entre 2018 e 2020, a Arsesp abriu 734 processos para a fiscalização da distribuição de gás canalizado, considerando qualidade no atendimento comercial, do produto e do serviço, além da segurança no fornecimento e outras obrigações contratuais. Foram 326 fiscalizações referentes ao saneamento básico.

Além de Luiz Fernando T. Ferreira, os parlamentares Coronel Nishikawa (PSL) e Thiago Auricchio (PL) pediram explicações sobre o aumento nas tarifas de energia durante a pandemia já que, na impossibilidade de executar a leitura presencial, a distribuidora passou a considerar a média de consumo. Para Auricchio, a nova forma de cobrança prejudicou principalmente os comércios que não consumiram o serviço por estarem fechados.

Queda de energia

Presente no encontro, o diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia da Arsesp, Marcos Roberto Lopomo, afirmou que medidas fiscalizatórias estão sendo tomadas e que a autarquia acompanha os planos executados pelas concessionárias de energia no período da pandemia, verifica os indicadores relacionados a essas ações e envia relatórios para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A constante falta de energia em algumas regiões do Estado também gerou questionamentos aos diretores. "Recentemente houve um maior investimento da Enel aqui no ABC, sobretudo em São Bernardo e Diadema, mas é fato que o serviço sempre foi muito ruim", lamentou Luiz Fernando T. Ferreira.

Lopomo explanou que investimentos recentes tendem a surtir efeito a médio prazo. De acordo com ele, a autarquia tem desenvolvido "um trabalho para conseguir enxergar os indicadores por municípios", e não mais por região elétrica, o que ajudaria na solução dos problemas por local afetado.

Além dos já citados, participaram da oitiva as deputadas e os deputados Dra. Damaris Moura, Castello Branco e Mauro Bragato. Os integrantes da diretoria colegiada da Arsesp Paula Fernandes da Rocha Campos e Marcus Vinicius Vaz Bonini também estiveram presentes.


alesp