Medidas voltadas ao ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas do Estado passam a vigorar
16/10/2020 16:30 | Informação | LUIZ RHEDA
Aprovada pelos deputados paulistas na última quarta-feira (14), a proposta apresentada pelo Executivo com o objetivo de minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19 já está em vigor. O texto, sancionado pelo governador João Doria, contempla mudanças sugeridas por parlamentares.
A nova lei permite a extinção de entidades como a Superintendência de Controle de Endemias, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano e Fundação Parque Zoológico de São Paulo.
A intenção é que os serviços prestados por parte dessas entidades sejam incorporados por setores da Administração Pública ou repassados à iniciativa privada por meio de concessões, como pode acontecer com parques estaduais e unidades de conservação.
Quanto ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, continua fixado o desconto de 2% ou 3% do contribuinte, com acréscimo de mesmo valor por agregado, e de 0,5% ou 1% por beneficiário, que atualmente é isento da alíquota. Os valores irão variar conforme a faixa-etária.
Já o Programa de Demissão Incentivada (PDI), criado pela lei, tem como alvo servidores públicos de autarquias, universidades públicas, secretarias e Procuradoria Geral do Estado.
Modificações
Durante a tramitação da proposta na Assembleia Legislativa, que foi amplamente discutida na Alesp, os deputados apresentaram propostas de alteração no texto que foram aprovadas pelo Plenário.
Dentre as mudanças figuram a retirada da Fundação para o Remédio Popular, Fundação Oncocentro, do Instituto de Terras e do Instituto de Medicina Social e de Criminologia da lista de empresas que, de acordo com o texto original, seriam extintas.
Da mesma forma, a modificação na Lei 10.705/2000 que trata do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD), prevista na redação inicial do projeto de lei, não vai ocorrer e os recursos dos fundos especiais de despesas da Política Militar, de Segurança Contra Incêndios e Emergências, da Fundação de Amparo à Pesquisa e das universidades estaduais também não serão afetados.
Notícias relacionadas
- Instituto do Legislativo Paulista promove palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
- Procura por energias limpas e sustentáveis aumenta durante a pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Discussão sobre projeto que propõe ajustes fiscais no Estado tem início na Alesp
- Comissão de Ciência e Tecnologia visita o IPT
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Temporada das cerejeiras: onde admirar a florada das Sakuras em São Paulo
- Terra da Uva: Jundiaí é berço da variedade mais consumida no Brasil
- Alesp aprova diretrizes para o Orçamento de 2027; receita prevista é de R$ 383,5 bilhões
- Empresas de tratamento de resíduos prestam depoimentos em reunião conjunta de CPIs da Alesp
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- CPI da Alesp rejeita adiamento e convoca presidente de empresa de tratamento de resíduos
- Alesp aprova ampliação da licença-paternidade de servidores para 20 dias
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações