Inclusos na faixa etária, oito parlamentares já receberam a vacina contra a Covid-19

Eles ressaltaram a importância da vacinação para a saúde e para o controle da pandemia
30/03/2021 18:29 | Pandemia | Luiz Rheda

Compartilhar:

Maria Lúcia Amary  - foto: arquivo pessoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263900.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz - foto: arquivo pessoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263901.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Silva - foto: arquivo pessoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ataide Teruel - foto: arquivo pessoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão - foto: arquivo pessoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263904.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Nishikawa - foto: arquivo pessoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263905.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary  - foto: arquivo pessoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263907.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz - foto: arquivo pessoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263908.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ataide Teruel - foto: arquivo pessoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263909.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão - foto: arquivo pessoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263910.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Silva - foto: arquivo pessoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263911.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado de São Paulo, oito parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo acima dos 69 anos já receberam ao menos a primeira dose do imunizante. Eles comemoraram a vacinação e falaram da importância da campanha.

Em todo o Estado, 5.968.129 doses já foram aplicadas na população, sendo 1.477.526 unidades em segunda dose. Os dados são do governo estadual e contabilizados até as 17h desta terça (30/3). Já em todo o Brasil, cerca de 21 milhões de doses já foram aplicadas, sendo 5 milhões em segunda dose.

Para o deputado Barros Munhoz (PSB), de 76 anos, "a vacina é o mais forte instrumento que nós temos para combater essa tragédia que se abateu sobre o planeta, sobre o Brasil e sobre São Paulo". "Não há algo que possa ter resultado melhor e o mundo já está mostrando", disse ele.

De forma semelhante, a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), de 69 anos, explicou que o início da vacinação tem trazido esperança para as pessoas e é fundamental para controlar a pandemia causada pela Covid-19.

Ela disse que receber a primeira dose "foi um momento emocionante e muito especial para mim, porque me senti mais aliviada e acredito muito que a fé, a esperança e a ciência devem sempre nos mover. Com a vacina e as medidas sanitárias como o distanciamento, higienização e o uso de máscara, vamos vencer essa pandemia de coronavírus".

O deputado Coronel Nishikawa (PSL), de 72 anos, afirmou que a vacina salva vidas e a vacinação é um dever de todos para evitar a infecção e disseminação da doença.

"Todos devem tomar a vacina para se prevenir contra a Covid-19. Gostaria de agradecer os governos municipal, estadual e federal que propiciaram a compra de insumos para a fabricação dos medicamentos. Estou muito feliz por ter tomado a primeira dose e, em breve, devo receber a segunda dose da vacina", afirmou.

O deputado Rafael Silva (PSB), de 75 anos, disse que "Ser imunizado foi um momento de grande alegria. Mas eu tive também um momento de tristeza, porque pensei na parte da população brasileira que não teve a oportunidade de receber essa vacina. Eu quero pedir que todos enxerguem a vacina como a esperança e eu tenho certeza que nós vamos vencer essa batalha", disse.

A deputada Leci Brandão (PC do B), de 76 anos, contou que pediu a Deus que o momento da vacinação chegasse até a sua faixa etária. "Espero que todos os brasileiros e cidadãos possam tomar a vacina, porque é ela que salva. Viva a saúde e viva a ciência", disse.

Além dos citados, também receberam ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 os deputados Ataide Teruel (PODE), Estevam Galvão (DEM), e Roberto Engler (PSB). Ao todo, a Assembleia Legislativa de São Paulo tem 94 deputados de diversas faixas etárias.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil é coordenada pelo Ministério da Saúde por meio do Plano Nacional de Vacinação (PNI). Os governos estaduais executam a campanha nos Estados junto com os municípios.

Atualmente, as vacinas usadas na campanha são as produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz, todas em parcerias com empresas e universidades estrangeiras. Outras vacinas já tiveram seu uso emergencial ou definitivo aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não foram usadas pelo governo federal.

Até as 17h30 desta terça, o Estado de São Paulo registrava 2.446.680 casos confirmados da doença, com 73.492 mortos. Em todo o país, são 12.573.615 casos da Covid-19, totalizando 313.866 mortes. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.

alesp