Bruno Covas, prefeito de São Paulo e ex-deputado estadual, morre aos 41 anos




Faleceu neste domingo o prefeito da cidade de São Paulo e ex-deputado estadual Bruno Covas. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês desde o dia 2 de maio para tratamento contra o câncer.
Em nota à Imprensa, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em nome dos seus deputados e colaboradores, expressou condolências aos familiares e amigos de Bruno Covas. "Covas será sempre lembrado por sua força na luta pela vida, pela seriedade e serenidade que conduziu toda a sua vida pública e, principalmente, pelo trabalho em prol do povo de São Paulo."
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, lamentou a morte do prefeito e ex-deputado.
"Bruno sempre foi um homem íntegro, de diálogo, e lutou pelas grandes causas do nosso Estado, seja como deputado estadual e federal, secretário de Estado e agora como prefeito da capital. Que a sua brava luta pela vida seja inspiração para todos nós. Força à família nesse momento tão difícil", disse.
Biografia
Advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco e economista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bruno Covas é natural de Santos e neto do ex-governador paulista Mário Covas. Durante sua carreira política, foi presidente estadual e nacional da juventude do PSDB e ocupou cargos na Executiva Estadual do partido no Estado.
Em 2006, foi eleito deputado estadual com o voto de 122.312 paulistas. Em 2010, candidatou-se à reeleição e foi o mais votado do Estado, sendo escolhido por 239.150 eleitores.
Na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e foi autor ou coautor de 100 propostas, dentre projetos de lei e propostas de emenda à Constituição, como a que proíbe a paralisação de obras e programas em mudanças de gestão.
Desse total, 38 projetos foram aprovados pela Assembleia Legislativa e sancionados pelo governador. Bruno Covas é autor da Lei 15.667/2015, que regulamenta a criação, organização e atuação dos grêmios estudantis nas escolas públicas e privadas de todo o Estado.
Também leva o seu nome a Lei 15.552/2014, que proibiu a revista íntima dos visitantes nos estabelecimentos prisionais paulistas. Como deputado, relatou o projeto que criou o programa Nota Fiscal Paulista, que devolve imposto diretamente para o cidadão. Em 2010, foi considerado pelo Movimento Voto Consciente o deputado mais atuante do Estado.
Bruno Covas também foi membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. Em 2011, assumiu a Secretaria do meio Ambiente do governo de Geraldo Alckmin.
No novo cargo, buscou garantir preservação ambiental e crescimento sustentável, por meio de ações como a revisão da legislação estadual aplicável ao tema, a redução de mais da metade das resoluções voltadas ao meio ambiente e a criação de unidades de conservação, além do aumento no número de áreas verdes e a implantação dos novos padrões de qualidade do ar.
Ao longo da sua gestão, São Paulo deu início aos testes para limpeza do Rio Pinheiros e implantou o Cadastro Ambiental Rural.
No ano de 2014, concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados, tomando posse em fevereiro do ano seguinte. Bruno Covas renunciaria ao cargo em janeiro de 2016 para assumir o posto de vice-prefeito da capital paulista, eleito em primeiro turno na chapa com o atual governador João Doria.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações