Vacinação contra a Covid-19 avança, e Estado de São Paulo planeja reabertura gradual das atividades
07/07/2021 15:40 | Vacinação | Matheus Batista

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o cronograma de aplicar a primeira dose em toda a população adulta do Estado até 15 de setembro deste ano, autoridades do Estado já planejam a reabertura gradual das atividades e a realização de eventos testes.
Nesta quarta-feira (7/7), o governo do Estado confirmou a realização, a partir de 17 de julho, de 30 eventos-modelo em áreas como economia, negócios, lazer, esportes e turismo. Os eventos serão na Capital e interior, e terá testagem obrigatória e pessoas vacinadas, além de protocolos sanitários rigorosos. O governo fará acompanhamento pós-eventos dos participantes. O objetivo é ajustar, a partir de situações reais, as regras que possibilitarão a retomada de setores.
Em São Paulo, como parte do plano de contenção do coronavírus, os eventos esportivos estão sendo realizados sem a presença do público desde março de 2020. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, afirmou trabalhar para a volta do público aos ginásios e estádios do Estado. "A vacinação está adiantada e estou negociando com o governo de São Paulo para a volta dos estádios com 30% da capacidade do público já no mês de agosto", disse.
Já a prefeitura da Capital, em decreto publicado no dia 2 deste mês, anunciou a formação de comissões especiais para organização de eventos festivos para 2021/2022. Para isso, a prefeitura espera a vacinação de pelo menos 70% da população adulta e a redução da ocupação de leitos de UTI.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, falou sobre os pontos analisados pela prefeitura que basearam a decisão. "Chegamos em 60% do número de leitos de UTI, não é confortável, mas nos deixa mais tranquilos. Temos 56% da população eletiva já vacinada na cidade de São Paulo e, a princípio, a cidade terá réveillon e terá carnaval", afirmou.
Teste
O Estado de São Paulo tem como exemplo da efetividade da vacinação no controle das internações por Covid-19 o estudo realizado no município de Serrana, onde 75% da população foi vacinada com a CoronaVac, imunizante do Instituto Butantan.
A cidade foi escolhida para o estudo por apresentar alto índice de infecções pelo coronavírus, e viu as mortes pela doença caírem 95%, enquanto cidades vizinhas, como Ribeirão Preto e Franca, enfrentavam a falta de leitos de UTI para atenderem sua população.
Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado é de 71% e, na Grande São Paulo, de 65%. Para o presidente da Assembleia Legislativa paulista, "o governo federal estava reticente em comprar [vacinas], mas agora viu que essa é a saída e estão chegando as vacinas."
Crise
A movimentação para reaquecimento do setor de eventos no Estado vem após grave crise gerada pela pandemia no ano passado. Pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostrou que 98% do setor de eventos foi afetado pelo coronavírus em 2020, e que 79% das empresas ainda relatam perdas no faturamento em 2021.
O setor de bares e restaurantes é outro que vive a expectativa para a flexibilização das restrições sanitárias em São Paulo. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 300 mil empresas do setor fecharam as portas no último ano. Ainda que o delivery tenha dado sobrevida a alguns negócios, a modalidade não impediu a perda de 2 milhões de empregos formais no setor durante a pandemia.
A partir de sexta-feira, dia 9 de julho, o Plano São Paulo vai impor que estabelecimentos comerciais limitem a ocupação de 40% para 60% da capacidade de lotação e funcionem até as 23h. As normas são válidas para restaurantes, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.
A expectativa do Centro de Contingência é que com a queda da taxa de ocupação de leitos, os estabelecimentos possam voltar a operar em sua totalidade.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Plano estadual para valorização de servidores públicos avança na Alesp
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova indicação de Wagner Rosário para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
- .
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações