Solenidade debate transformação do antigo DOI-Codi em centro de memória às vítimas da ditadura militar
02/12/2021 14:00 | Ato Solene | Luccas Lucena - Foto: Carol Jacob/ Reprodução Rede Alesp














Ato solene realizado nesta quinta-feira (2/12) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo debateu a transformação do prédio do antigo DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna) em um Centro de Memória e Memorial às Vítimas da Ditadura Militar. O evento foi organizado pelo deputado Emídio de Souza (PT).
O deputado abriu os trabalhos explicando o objetivo da solenidade. "Esse ato solene tem como objetivo chamar a atenção do povo de São Paulo para a destinação a ser dada à antiga sede do DOI-CODI", disse. "O conjunto de três prédios na rua Tutóia abrigou um dos maiores centros de repressão durante a ditadura militar. A nossa luta é para que o local se transforme num centro de memória", falou.
No próximo dia 9, encerra-se o prazo para o governo de São Paulo apresentar proposta de uso do complexo do antigo DOI-Codi. O Ministério Público de São Paulo quer usar o espaço como um memorial, enquanto o governo quer manter a delegacia no local.
Marlon Alberto Weichert, procurador regional da República do Ministério Público Federal, explicou que a transformação do complexo é a oportunidade de falar da história do Brasil. "Transformar o antigo DOI-Codi em um centro de memória não deveria ser um tema de preocupação, por exemplo, das forças armadas, que percebemos uma certa resistência que falar da memória da ditadura é falar mal das forças armadas", disse. "A oportunidade de falar do DOI-Codi é falarmos da história do Brasil", disse.
Arnobio Rocha, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), relembrou casos recentes, que, segundo ele, são comparáveis a tortura. "Ontem [quarta, 1º/12], completou dois anos da tragédia de Paraisópolis. Essas coisas continuam acontecendo hoje e precisamos ficar alertas", falou. "Aquilo que aconteceu no passado não conseguimos passar a limpo e continua acontecendo no presente", disse.
Ele também citou o caso do rapaz que foi algemado e puxado pela moto de um policial, na zona leste de São Paulo. "É um caso evidente e claro de tortura. A tortura continua permanente. Infelizmente é a forma que as forças de segurança encontram pra humilhar e expor as pessoas", falou.
O deputado Emídio de Souza afirmou que o Brasil possui um problema com a verdade. "Nós temos um problema: não tivemos um encontro com a verdade. A ditadura militar no Brasil foi superada por um acordo feito por cima, e isso significou uma série de concessões de não punição a quem praticou tortura, resultando no país que nós temos hoje", disse.
Ele ainda falou dos países que negligenciaram a história e também estão passando por esse problema. "Os países que agiram assim tão passando pelo mesmo problema, como o Chile, com uma ameaça de voltar à extrema-direita no país", falou. "O Brasil tem problema com a memória, a ditadura tenta se apagar o tempo todo", concluiu.
Notícias relacionadas
- Alesp sedia homenagem a membros da Câmara Brasileira de Cultura
- Alesp recebe ato solene em comemoração aos 78 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa
- Alesp homenageia Aristocrata Clube pelos 62 anos de história em SP
- Alesp sedia homenagem do Dia Estadual das Filhas de Jó
- Ato Solene discute políticas públicas para segurança alimentar nos municípios
- Produção de alimentos saudáveis e regeneração socioambiental são temas de ato solene
- Solenidade debate participação de conselhos populares na formulação de políticas públicas
- Ato solene homenageia os 73 anos de independência do Estado de Israel
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações