Líderes partidários da Alesp definem pauta da primeira sessão extraordinária do ano

Projeto que transfere terras do Estado a produtores assentados deve ser votado nesta terça-feira, 8
07/02/2022 17:18 | Colégio de Líderes | Karina Freitas - Foto: Marco Antônio e Felipe Augusto

Compartilhar:

Colégio de Líderes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2022/fg281512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari no Colégio de Líderes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2022/fg281510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari no Colégio de Líderes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2022/fg281511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo participarão da primeira sessão extraordinária do ano, nesta terça-feira, 8 de fevereiro, às 15h30. Na Ordem do Dia, definida em reunião do Colégio de Líderes realizada nesta segunda-feira (7/2), estará o Projeto de Lei 410/2021, que transfere terras pertencentes ao Estado para produtores assentados.

A proposta, de autoria do Executivo, define que a transferência será possível apenas para produtores que fazem o uso do espaço há, pelo menos, 10 anos ou que tenham a sua concessão há 5 anos. De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Fernando José da Costa, a medida deve impactar 30 mil pessoas das 7.133 famílias que vivem em 140 assentamentos estaduais distribuídos por 150 mil hectares.

Para concretizar a transferência, o produtor deverá realizar o pagamento de 5% do valor da terra, podendo parcelar o montante por um período de dez anos. Inicialmente, essa quantia deveria ser de 10%, de acordo com o texto original do projeto, contudo, após a aprovação de uma emenda na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, em relatório feito pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), a porcentagem foi reduzida.

Além disso, na sessão extraordinária, também deve ser votado um requerimento de urgência para o Projeto de Lei 614/2018, de autoria do atual presidente do Parlamento, deputado Carlão Pignatari (PSDB), que proíbe a captura, embarque, transporte, comercialização e o processamento de duas espécies de peixe: o Cichla piquiti, que é o Tucunaré Azul, e Cichla kelberi, que é o Tucunaré Amarelo.

A medida tem o objetivo de ajudar na preservação dessas espécies e promover o repovoamento dos peixes nos rios e represas do Estado.


alesp