Corpo de ex-boxeador Éder Jofre é velado na Alesp; familiares, amigos e fãs se despedem do esportista
03/10/2022 13:41 | Velório de Éder Jofre na Alesp | Tom Oliveira - Foto: Bruna Sampaio



O corpo do ex-boxeador Éder Jofre foi velado no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (3). Familiares, amigos, fãs do ex-pugilista e campeão mundial de boxe compareceram ao velório, aberto ao público em geral, para se despedir do ícone do esporte brasileiro.
O velório começou às 8h e está previsto para ser encerrado às 14h. O corpo será levado para Santos, no litoral sul paulista, onde haverá outro velório apenas com a presença dos familiares no Memorial Necrópole Ecumênica. Na sequência, de acordo com a família, o corpo será cremado.
Jofre estava internado desde março para tratar de uma pneumonia e morreu aos 86 anos neste domingo (2), em uma clínica em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo.
Maior peso galo brasileiro
Éder Jofre é considerado o maior peso galo do boxe brasileiro de todos os tempos, tendo sido campeão mundial entre 1960 e 1965. Lutando na categoria acima, a peso pena, Jofre também foi campeão mundial em 1973.
Em 20 anos de carreira, venceu 75 lutas (53 por nocaute). Por sua trajetória vitoriosa, entrou para o Hall da Fama do Boxe da Costa Oeste dos Estados Unidos em 2021 e é, até hoje, conhecido internacionalmente como um dos maiores pugilistas da história.
Honrarias paulistas
Em 1975, Jofre recebeu a "Ordem do Ipiranga", uma honraria concedida pelo Estado de São Paulo a personalidades que prestaram grandes serviços aos paulistas. Em 2011, o ex-pugilista também recebeu a Medalha do Mérito Esportivo do governo do Estado de São Paulo ao lado de outras referências no esporte paulista.
Jofre foi criado em uma família de boxeadores e iniciou no esporte desde criança. Alcançou a carreira de boxeador no São Paulo Futebol Clube, tendo o pai, Kid Jofre, como treinador. Quando treinava no SPFC, foi representar o Brasil nas Olimpíadas de 1956, em Melbourne, na Austrália ao lado do saltador Adhemar Ferreira da Silva.
A relação de Éder com a família e com o pai, Kid Jofre, foi retratada no filme "10 Segundos para Vencer", lançado em 2018 e que contou com Daniel Silveira e Osmar Prado no elenco. Dirigido por José Alvarenga Jr., o filme mostra o crescimento de Éder em torno do esporte e como o seu pai conseguiu mantê-lo focado em dar o seu melhor dentro dos ringues.
Depois de aposentado dos ringues, Jofre passou a lutar por suas ideias no campo político. Foi eleito vereador da Câmara Municipal de São Paulo em 1982, pelo PDS, e em 1989 filiou-se ao PSDB. Foi membro da Assembleia Constituinte Municipal que promulgou a Lei Orgânica do Município. Como vereador, lutou, principalmente, por melhorias na área do esporte e foi autor de 25 leis.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações