Segurança na região central de SP e ataque em escola são temas abordados por deputado na Alesp
30/03/2023 12:55 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino
Dois temas relacionados à segurança pública pautaram as falas do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na segunda-feira (27/03). Ele falou sobre o aumento das ocorrências de furtos e roubos de celulares na região central de São Paulo e, como líder em exercício da Federação Brasil da Esperança (PT , PCdoB e PV), manifestou solidariedade às vítimas do ataque à faca e à toda a comunidade da escola estadual Thomazia Montoro, que resultou na morte de uma professora.
Logo pela manhã, as primeiras notícias sobre o ataque de um estudante de 13 anos contra três professores e um outro aluno da unidade, que fica na Vila Sônia, Zona Oeste da Capital, chocou o povo paulista e todo o Brasil. "É com profundo pesar a toda a comunidade escolar da EE Thomazia Montoro que a Federação Brasil da esperança, na Assembleia Legislativa de São Paulo lamenta a morte da professora Elisabeth Tenreiro e se solidariza com as outras vítimas feridas pelo ataque à faca desferidos por um aluno da escola" diz a nota apresentada na tribuna da Alesp pelo deputado Marcolino.
Os deputados da federação também ressaltaram o aumento da incidência de casos de violência nas escolas públicas estaduais nos últimos anos, o que corrobora com os estudos que apontam o aumento de distúrbios em saúde mental entre adolescentes " alicerçado pela cultura do ódio e discurso de intolerância, difundido e ou minimizado e naturalizado nas redes sociais.
Para os parlamentares, não adianta apenas estratégias tecnológicas em sala de aula enquanto o convívio humanizado é relegado pelo governo do Estado. "É preciso lembrar que o governo de São Paulo vetou projeto de lei que instituía um grupo multidisciplinar de mediação de conflitos em cada unidade escolar. A Federação vai, inclusive, questionar a secretaria estadual de Educação sobre os programas desenvolvidos pela atual gestão na área de atendimento psicossocial e emocional nas escolas", disse Marcolino, conforme a nota.
REGIÃO CENTRAL DE SP
O aumento da incidência de furtos e roubos de celulares na região central de São Paulo que foi destaque em reportagem do Fantástico no domingo (26/03) foi abordado pelo deputado na tribuna da Alesp. No sábado (25/03), o deputado quase sofreu um roubo nessa área e conversou com diversos comerciantes sobre o problema, que ele denuncia há muitos anos e cobra solução das autoridades.
Os dados divulgados pela imprensa são de estudo feito pelo portal G1, que identificou 202 mil ocorrências de furto ou roubo de celular em 2022. Um aumento, de 12,7% em relação a 2021, quando foram registradas 179 mil ocorrências.
Notícias relacionadas
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
- Pioneiro, estado de São Paulo avança na proibição de teste em animais
- Salesópolis reforça prevenção ao abuso infantil e ao fortalecimento das entidades sociais
- Deputada leva programa 'Caminhos da Capacitação' para Franca e mais 10 cidades
- HC/Famema inaugura refeitório conquistado por deputada estadual e deputado federal
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações