Deputada assume cargo na Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas
31/03/2023 11:33 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Solange Freitas
Engajada na causa, a parlamentar participou do Simpósio Internacional de Inclusão em São Paulo
Na tarde da quinta-feira (30), a deputada Solange Freitas participou do II Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior: O Direito à Diferença, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na capital. O encontro foi promovido pela Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (ANIA/BR). Durante o evento a associação anunciou que a parlamentar é a nova coordenadora de assuntos legislativos da associação.
O simpósio é um evento acadêmico que reúne especialistas de universidades de diversos países e pessoas com deficiência em um debate atual, através de mesas redondas e palestras sobre o autismo e sua relação com a sociedade brasileira.
A parlamentar foi convidada pelo mediador Arthur Ataide, que possui o espectro de autismo. Eles se conheceram há quase seis anos quando Solange ainda atuava como jornalista de uma afiliada da rede Globo. A partir de então, o interesse pelo seu trabalho gerou a amizade e admiração pela causa. Solange aceitou com muita alegria debater assuntos tão importantes que são defendidos por ela. "Fiquei encantada quando entrevistei o Arthur, tanto é que comecei e terminei a reportagem no dia internacional de pessoas com deficiência com a entrevista dele. Quando Arthur entrou na faculdade de medicina, o pai dele me chamou pra conversar e então revelou o quanto foi importante aquela reportagem pra vida do filho. As pessoas desestimulavam o Arthur, enquanto naquele dia eu o motivei e dei força, e eu não imaginaria que minhas palavras o ajudariam tanto", disse.
Na quarta-feira (29), a deputada também celebrou a vitória na Assembleia Legislativa, da nova lei onde fica estabelecido que o laudo médico pericial que atesta o Transtorno no Espectro Autista passa a ter prazo de validade indeterminado. "Sempre quis dar voz as pessoas como jornalista e quando decidi vir pra política foi para lutar ainda mais pelos que precisam. Quando todos se juntam por uma mesma causa é muito mais fácil alcançar os objetivos. Vitória de todos a derrubada do veto do projeto, pois é muito ruim precisar renovar laudo pra comprovar que é autista", finaliza a deputada.
Notícias relacionadas
- Deputado identifica falhas recorrentes na prestação de contas do Governador
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições