Frente Parlamentar de Combate ao Abuso Infantil é protocolada por deputado na Alesp
03/04/2023 10:36 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Altair Moraes
O deputado estadual Altair Moraes (Republicanos) protocolou na última sexta-feira (24/3), o pedido para a criação da Frente Parlamentar de Combate ao Abuso e a Violência Infantil na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
O parlamentar é o atual vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, e tem como uma das suas bandeiras na Alesp a Segurança Pública. "Os números mostram que o abuso infantil no Estado de São Paulo disparou. Estamos falando em um aumento de 30%, e precisamos com urgência propor medidas para coibir e punir os criminosos", destacou Altair Moraes.
O deputado lembrou o levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgado pelo portal do R7, que registrou uma quantidade alarmante de ocorrências de abuso sexual infantil nos últimos três anos. No total, foram 44.026 ocorrências de 2020 a 2022, o que significa 40 casos por dia em média, e o número está sujeito a aumentar já que os especialistas garantem que há subnotificação de casos.
Foram 13.472 casos em 2020, 13.236 em 2021, e um salto para 17.318 em 2022, o que significa um aumento de 30,8% em relação ao ano anterior.
"Infelizmente grande parte dos abusos cometidos contra crianças não chega ao conhecimento das autoridades. Muitas vezes porque a maioria dos abusos acontece em casa, e é cometido por pessoas muito próximas das vítimas. Precisamos criar mecanismos de combate, fortalecer e elaborar políticas públicas para coibir o abuso infantil. Estamos entre os piores países do mundo para crianças e mulheres viverem. Muita coisa ainda precisa ser feita, e vamos trabalhar para isso em parceria com o Governo do Estado", finalizou Altair Moraes.
Notícias relacionadas
- Deputado identifica falhas recorrentes na prestação de contas do Governador
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições