Valéria Bolsonaro é eleita presidente da Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres na Alesp

A deputada Ana Perugini foi escolhida vice-presidente do colegiado para a gestão no novo biênio
18/04/2023 17:28 | Comissões | Jaqueline Fervolli - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL) foi eleita, na tarde desta terça-feira (18), presidente da Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa de São Paulo, com cinco votos, para o primeiro biênio da 20º Legislatura. Também concorreu ao cargo a deputada Ediane Maria (PSOL), que recebeu dois votos. Na mesma reunião, a parlamentar Ana Perugini (PT) foi eleita vice-presidente.

No comando da Comissão, Valéria Bolsonaro reforçou que pretende trabalhar em conjunto com a recém-criada Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. "Tenho certeza de que vamos fazer um grande trabalho e avançar em várias pautas", disse.

Além do diálogo com a sociedade civil, a presidente também reforçou a união de esforços das parlamentares em favor do tema "mulher". "Eu acho que nós estamos aqui para ter diálogo. Veja que eu sou do PL e tenho como vice uma deputada do PT. Nós estamos aqui para uma pauta que está além de ideologia", enfatizou.

Pautas

A deputada Ana Perugini elogiou o governador Tarcísio pela criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e citou o desafio para a implementação da lei sancionada recentemente pelo Governo Federal que estabelece o funcionamento de 24 horas por dia às Delegacias das Mulheres. "Esta comissão terá um papel importante para que isso aconteça no Estado", acrescentou.

A luta contra a violência voltada à mulher também foi definida como destaque por Valéria Bolsonaro. "Eu acho que a maior prioridade é a luta contra a violência, principalmente a violência doméstica que não atinge só a mulher, mas os filhos", ressaltou.

Ela ainda reforçou que pretende trazer a secretária dos Direitos das Mulheres do Estado, Sonaira Fernandes, e a primeira dama do Estado, Cristiane Freitas, para dar início aos trabalhos.

Reuniões

As reuniões da Comissão dos Direitos das Mulheres serão realizadas todas às quartas-feiras, às 10h, data definida em comum acordo no encontro desta terça-feira. A população está convidada a participar e acompanhar a transmissão ao vivo, pela TV Alesp e redes sociais da Casa.

Confira os membros da Comissão:

Valeria Bolsonaro (PL) - Presidente (Substituto: Bruno Zambelli)

Ana Perugini (PT/PCdoB/PV) - Vice-presidente (Substituta: Leci Brandão)

Fabiana Barroso - PL (Substituta: Dani Alonso)

Márcia Lia - PT/PCdoB/PV (Substituta: Professora Bebel)

Maria Lúcia Amary - PSDB/Cidadania (Substituta: Analice Fernandes)

Edna Macedo - Republicanos (Substituto: Vitão do Cachorrão)

Solange Freitas - União Brasil (Substituto: Rafael Saraiva)

Ediane Maria - PSOL/Rede (Substituta: Monica Seixas do Movimento Pretas

Clarice Ganem - Podemos (Substituto: Dr. Eduardo Nóbrega)

Letícia Aguiar - PP (Substituto: Capitão Telhada)

Marcio Nakashima PDT




alesp