Deputada busca solução para "Marielle Vive" e pede diagnóstico de assentamentos em SP
25/04/2023 10:38 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Ana Perugini
Em reunião com ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, deputada manifestou preocupação com acampamento em Valinhos e solicitou levantamento da situação no estado
SÃO PAULO - A deputada estadual Ana Perugini (PT) se reuniu na sexta-feira (21) com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. No encontro, que ocorreu na sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em São Paulo, a parlamentar tratou da situação do Acampamento Marielle Vive, em Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas, e pediu um levantamento ao ministério sobre as condições dos assentamentos no estado.
Localizado numa área de aproximadamente 65 alqueires, o acampamento iniciado em abril de 2018 abriga cerca de 400 famílias, que produzem alimentos para o sustento das famílias e geração de renda. Em novembro de 2021, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve a decisão de reintegração de posse da área, determinada pela Justiça local.
Durante a audiência no Incra, Ana Perugini manifestou preocupação com a situação das famílias, que podem ser despejadas a qualquer momento, e solicitou ajuda ao ministério nas negociações com os proprietários e na busca de alternativas à situação.
Além do Marielle VIve, Ana Perugini pediu atenção do Ministério do Desenvolvimento Agrário a outros acampamentos e assentamentos paulistas que ainda sofrem as consequências da falta de apoio do Incra nos quatro anos do governo anterior.
"Estamos preocupados com a situação dos assentamentos no interior do estado, que foram abandonados nos últimos anos. Precisamos de um diagnóstico detalhado das áreas para sabermos as condições de cada um e como podemos ajudá-los, para que possam produzir, gerar emprego e renda às famílias", afirmou a deputada.
Entre os assentamentos em dificuldade, Ana citou o Horto Florestal Brasília Paulista, que recebeu um trator por meio de emenda federal garantida em 2017 pela parlamentar. Localizada entre Cabrália Paulista e Piratininga, na região de Bauru, a área tem mais de 100 lotes e enfrenta problemas de regularização e tocos de eucaliptos deixados na terra, o que dificulta o plantio.
Durante a audiência com o ministro, Ana Perugini também destacou a situação de produtores de municípios do interior como Rancharia e Martinópolis, na região de Presidente Prudente, que sofrem com a pulverização aérea de agrotóxicos em canaviais.
"Temos conversado com agricultores familiares, criadores de peixes, produtores de mel e seda vizinhos a essas plantações que estão perdendo toda a produção por conta do uso indiscriminado de veneno", disse a deputada, que vai promover uma audiência pública em junho, na Assembleia Legislativa, para discutir o assunto.
Também participaram do encontro a superintendente do Incra em São Paulo, Sabrina Diniz, a coordenadora estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Tassi Barreto, e o assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Luiz Zucchi.
Notícias relacionadas
- Deputado identifica falhas recorrentes na prestação de contas do Governador
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições