Deputada apresenta projeto de lei para garantir segurança em escolas públicas
15/05/2023 11:46 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Dani Alonso

A deputada estadual Dani Alonso (PL) apresentou o Projeto de Lei nº 737/2023 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que estabelece a presença obrigatória de um profissional de segurança nas escolas públicas no estado. A proposta foi protocolada em 4 de maio de 2023 e está em fase de discussão.
A medida tem como objetivo garantir um ambiente escolar seguro para alunos, professores e funcionários, por meio de um conjunto de medidas adotadas pelo Poder Público. A segurança nas escolas se tornou um tema de ampla discussão a partir da crescente onda de atos de violência cometidos por alunos contra professores, funcionários e colegas de escola.
De acordo com o projeto, o profissional de segurança será responsável por atuar preventivamente e evitar possíveis ameaças à segurança escolar durante o período escolar. Além disso, a contratação de profissionais inativos das forças de Segurança Pública e de serviço especializado na prestação de segurança patrimonial para atuar nas escolas será permitida.
Segundo a deputada, a presença de um profissional de segurança treinado e qualificado para atuar no controle de entradas e saídas da escola é uma medida simples, pouco dispendiosa e muito eficaz. "É importante destacar as questões à acessibilidade de estranhos ao interior da escola. Durante o período de funcionamento regular da escola não devem circular estranhos ou pessoas não autorizadas. Há que se ter atenção com qualquer um que não esteja ali com o propósito de atuar ou colaborar para o processo educativo", ressalta.
A matéria tratada no projeto de lei versa sobre proteção à infância e à juventude e ainda versa sobre educação, temas que se inserem, constitucionalmente, no âmbito da competência legislativa concorrente. No âmbito da legislação concorrente, cabe à União estabelecer normas gerais e, aos Estados, normas suplementares.
Assim, revela-se possível e defensável que o Estado de São Paulo exerça sua competência plena nessa matéria, em consonância com o § 3° do art. 24 da Constituição Federal, ao menos até que sobrevenha lei nacional sobre o assunto.
Para Dani Alonso, a segurança nas escolas deve sempre estar na pauta da gestão pública, sendo construída e estruturada de maneira a tornar o ambiente educacional protegido a fim de proporcionar o pleno desenvolvimento dos alunos e a tranquilidade necessária para os professores e demais funcionários. A deputada acredita que a proposta será aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, garantindo a segurança nas escolas públicas do estado.
Notícias relacionadas
- Bálsamo recebe mais um ônibus escolar destinado por deputado
- Deputado propõe programa estadual de combate às drogas entre idosos
- Deputado propõe meia-entrada para trabalhadores da saúde
- Gripe aviária: deputado defende medidas junto ao Governo do Estado para proteger avicultura
- Hospital do GPACI homenageia deputados pela destinação de R$ 6,5 milhões
- Nova Odessa completa 120 anos: deputado destaca recursos destinados ao município
- Deputado visita município de Magda
- Deputado apresenta moção de apoio em defesa do jurista Ives Gandra
- Deputado solicita reforço ao Governo para enfrentar crise da Síndrome Respiratória Aguda Grave
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Dia Nacional do Café: como a pesquisa científica gera tecnologia no agro e desenvolvimento para SP
- Alesp aprova e estado de SP terá novo serviço de fiscalização de alimentos de origem vegetal
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações