Aumento nos casos de dengue no Estado foi destaque da sessão ordinária desta segunda, 15

Os parlamentares destacaram seus posicionamentos na tribuna da Alesp, durante o Pequeno e Grande Expedientes, nos quais falam de temas livres
15/05/2023 18:20 | Sessão Ordinária | Jaqueline Fervolli - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300819.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300820.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300821.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Assuntos como o avanço da dengue no Estado e o volume dos moradores em situação de rua foram abordados pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta segunda-feira (15), durante o Pequeno e Grande Expedientes. As sessões ordinárias ocorrem de segunda a sexta-feira, e os parlamentares têm de cinco a 10 minutos para os pronunciamentos acerca de temas livres.

Dengue

O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) alertou sobre o aumento dos casos de dengue em território paulista. Ele aponta a extinção da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), durante o governo João Doria, como um dos motivos para a falta de planejamento das ações de combate à doença. De acordo com o parlamentar, após a paralisação das atividades da pasta, o Estado soma 61 mil casos de dengue e 48 mortes.

"É importante falar de quem que é a responsabilidade, porque hoje de manhã, no jornal na Globo, mostram casos de mortes e jogam a responsabilidade na população, e não ouvi até agora ninguém falando que é em virtude do desmonte da Sucen", disse.

Dia do Assistente Social

O deputado Guilherme Cortez (PSol) ressaltou o dia dos Assistentes Sociais, celebrado nesta segunda-feira. "Os Assistentes Sociais são fundamentais no Brasil, um país que carrega uma desigualdade social histórica. Eles estão na linha de frente para garantir os direitos da população", parabenizou.

Moradores em situação de rua

A deputada Tainara Faria (PT) usou a tribuna do Parlamento Paulista para questionar as políticas públicas em relação aos moradores em situação de rua na capital. De acordo com a legisladora, hoje são mais de 50 mil pessoas sem ter onde morar. Ela pede que o prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio a recebam para discutir políticas públicas.

"Além de sermos o Estado mais rico, a cidade mais rica, não podemos aceitar que este Parlamento, o maior da América Latina, e o maior parlamento [municipal] que é a Câmara de São Paulo não consigam arrumar uma solução para as pessoas que estão em situação de rua", argumentou.

Reajuste salarial dos policiais

O deputado Reis (PT) destacou que na próxima quarta-feira (17) deve ser votado o projeto de Lei 75/2023, e divulgou vídeo de reunião que participou com policiais civis. "A Secretaria fez o estudo e fez a proposta dela, só que a base enxerga de outra forma e está reivindicando 25% de aumento linear para todos os policiais civis". Ele ainda acrescentou que aguarda agenda com o Governo do Estado para levar o pleito da categoria, antes da votação.

Infraestrutura viária em Marília

As obras de construção das marginais que dão acesso a Marília vêm dificultando a vida dos mais de 30 mil motoristas que trafegam pelo local diariamente, de acordo com o deputado Vinicius Camarinha (PSDB). Ele divulgou vídeo sobre os desafios dos moradores e cobrou posição da concessionária Eixo. "A concessionária precisa fazer o planejamento com toda atenção e cuidados que a população precisa", disse.

Camarinha afirmou que fará na Comissão de Transportes um pedido para que o presidente da empresa venha dialogar.


alesp