Comissão dos Direitos do Consumidor dá aval a três projetos e convites para prestadores de serviços
30/05/2023 18:33 | CDDC | Juliano Galisi, sob supervisão de Cléber Gonçalves | Foto: Rodrigo Costa

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde desta terça-feira (30), sua primeira sessão ordinária na 20ª Legislatura. O colegiado deu aval a três projetos de lei: sobre a concessão de carro reserva pelas montadoras em casos de reparos necessários; a entrada de alimentos e bebidas em cinemas e teatros; e a divulgação obrigatória da central de atendimento do Banco Central, pelas instituições financeiras.
Sob a presidência de Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), o grupo apreciou uma pauta de 15 itens, que, além dos projetos, incluiu, também, requerimentos para ouvir representantes de empresas de prestação de serviços, como de telefonia e internet, e itens para ciência.
Projetos com aval
Um dos projetos com parecer favorável da comissão foi o PL 121/2019, que obriga as montadoras de veículos a fornecerem veículo reserva similar nos casos de reparos que necessitem de mais de 8 dias úteis. A proposta é de autoria do ex-deputado Roberto Engler.
A aprovação do grupo também ocorreu ao PL 835/2019, que permite a entrada de alimentos ou bebidas levadas pelo consumidor a cinemas, teatros, parques de diversão e eventos esportivos ou de entretenimento em geral. A matéria é uma proposta do parlamentar Thiago Auricchio.
O PL 840/2019, de autoria do ex-parlamentar Castello Branco, que obriga as instituições financeiras a divulgar o número da central de atendimento do Banco Central do Brasil, também foi validado pelos parlamentares.
Pedido de vista
O Projeto de Lei 891/2014, de autoria do deputado Edmir Chedid (União), dispõe a respeito da aplicação de penalidades às instituições que não procederem à baixa de gravame sobre veículo automotor. Foram solicitadas vistas da proposição.
Empresas de telefonia no radar
A comissão realizou, ainda, a análise de nove requerimentos. A maior parte dos itens dispunha a respeito de convites para que autoridades comerciais prestassem esclarecimentos ao colegiado sobre os serviços prestados ao consumidor. Boa parte dos convites destinou-se aos representantes de empresas de telefonia e telecomunicações.
O deputado Paulo Fiorilo, do PT, protocolou quatro requerimentos de convite destinados aos presidentes das principais empresas de telefonia do país: o Requerimento 786/2023, convidando Rodrigo Modesto de Abreu, presidente da Brasil Telecom (Oi); o Requerimento 787/2023, destinado a Alberto Mario Griselli, presidente da TIM; o Requerimento 789/2023, para José Félix, presidente da Claro; e o Requerimento 790/2023, convidando Eduardo Navarro, da Telefônica Brasil (Vivo).
Os convites, segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, destinam-se para que os representantes possam "prestar esclarecimentos acerca do elevado número de reclamações recebidos pelas empresas no Procon-SP quanto à má qualidade das chamadas ou conexão de internet móvel, longo tempo de espera na fila do SAC e cobranças indevidas".
O presidente Jorge Wilson celebrou a iniciativa da comissão em aprovar os convites aos representantes de telefonias. Para o parlamentar, as empresas "estão brincando com o consumidor no Estado de São Paulo. Os consumidores pagam e não recebem os pacotes de serviços na devida qualidade".
Os deputados Paulo Mansur (PL) e Letícia Aguiar (PP) fizeram coro ao presidente da comissão. Mansur relatou que não há cobertura de sinal para celular em diversos trechos da conexão rodoviária entre a capital e a Baixada Santista. Letícia Aguiar, por sua vez, afirmou que consumidores da região do Vale do Paraíba também enfrentam problemas na prestação do serviço.
As empresas Oi, TIM, Claro e Vivo também foram objeto do Requerimento 856/2023, do deputado Jorge do Carmo. Por meio do item, aprovado pelo colegiado, os diretores de operações de cada uma das empresas estão convidados a prestarem esclarecimentos acerca da ausência de sinal para aparelhos celulares no Jardim Limoeiro I, Jardim Limoeiro II e Jardim Arantes.
Outros convites
Além das empresas de telefonia, outros prestadores de serviço foram requisitados pelo colegiado. O Requerimento 799/2023, de Paulo Fiorilo, convida Max Xavier Lins, da Enel Brasil, a depor na comissão. Jorge do Carmo (PT) e Thiago Auricchio (PL) reiteraram a importância do convite. Auricchio, inclusive, é o requerente e presidente de uma CPI destinada a investigar a prestação de serviços da Enel.
O Requerimento 844/2023, por sua vez, é de autoria de Jorge Wilson e convida o diretor da Comgás a prestar informações sobre a manutenção da rede. Letícia Aguiar, autora do Requerimento 528/2023, que convida os representantes da empresa We Hub Ltda. ao colegiado, afirmou que se sensibilizou com um golpe supostamente aplicado pela companhia ao apresentador Ratinho.
E-mails de denúncia
Ao fim da apreciação dos itens para deliberação - isto é, quando a comissão precisa indicar um parecer favorável ou não ao trâmite de um projeto ou requerimento -, o presidente Jorge Wilson enunciou dois itens para ciência.
A CDDC recebeu seis e-mails de denúncia à empresa Hotel Urbano (HURB) e um e-mail da pessoa jurídica Accumed Produtos Médico-Hospitalares denunciando eventuais descumprimentos do Código de Defesa do Consumidor pela empresa Multilaser.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Velório de Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral da Polícia Civil, será realizado na Alesp
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Alesp sedia abertura da Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo
- Na Alesp, professores da rede pública de São Vicente reivindicam direitos trabalhistas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações