Campanhas de Saúde: Alesp analisa mais três projetos de lei de deputado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
02/06/2023 15:36 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid é autor do Projetos de Lei<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa (Alesp) deverá votar mais três Projetos de Lei que instituem campanhas de conscientização na área da saúde pública. Na pauta, estão os PLs 582/2022, 674/2016 e 1051/2015, que criam, respectivamente, o Dia de Conscientização sobre Síndrome de DiGeorge; a Semana de Conscientização sobre a Ortorexia Nervosa; e a Campanha de Conscientização sobre o Zoster.

Os Projetos de Lei, apresentados pelo deputado Edmir Chedid (União), foram elaborados a partir da reivindicação de associações e entidades de saúde do Estado de São Paulo. "Nestes casos, a simples falta de informação sobre estas doenças resulta em muito preconceito e, consequentemente, prejuízos para os pacientes e aos que representam os acometidos por estas enfermidades", afirmou.

De acordo com o parlamentar, o PL 582/2022 institui na rede pública e privada o Dia de Conscientização sobre a Síndrome de DiGeorge ou Síndrome de Deleção 22q11.2. O intuito é contribuir com a elaboração e divulgação de ações educativas que possam auxiliar no diagnóstico precoce e no tratamento das anomalias e manifestações decorrentes da imunodeficiência do tipo congênita.

Edmir Chedid também defende a importância do PL 674/2016, que inclui no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo a Semana de Conscientização sobre a Ortorexia Nervosa - a iniciativa está pronta para a Ordem do Dia, votação final na Assembleia Legislativa. A proposta, prevista para ocorrer anualmente na primeira semana de outubro, recebeu apoio de entidades médicas.

Por fim, destacou o PL 1051/2015, que incluiu no Estado a Campanha de Conscientização sobre o Zoster - também está pronto para a Ordem do Dia. O objetivo é garantir a divulgação em nível estadual das características desta doença - mais conhecida como "cobreiro" -, das causas e dos tratamentos dos sintomas, bem como da indicação das medidas preventivas a serem adotadas.

"A expectativa é de que os parlamentares possam votar os Projetos de Lei já nos próximos meses. Acredito que as propostas sejam importantes e possam beneficiar milhares de pessoas que sofrem algumas destas enfermidades aqui no Estado de São Paulo. O que não podemos mais aceitar é a morosidade do Poder Legislativo em tratar de questões tão importantes", finalizou o parlamentar.


alesp