Comissão aprova projeto de deputado para prevenção a acidentes e incêndio nas escolas

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
29/08/2023 17:12 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:

Deputado Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307836.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307837.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307838.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, em reunião na tarde desta terça-feira (29), o Projeto de Lei 605/2023, de autoria do deputado Carlos Cezar (PL), que propõe instituir um programa de prevenção de acidentes e combate ao fogo em todas as escolas da rede estadual. A propositura agora seguirá para análise das demais Comissões Permanentes da Casa.

Caso a iniciativa seja aprovada em plenário e sancionada como lei, seria aplicada às escolas estaduais de Ensinos Fundamental, Médio e Técnico. A proposta prevê ainda que cada unidade escolar disponha de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). "Para melhorar o nível de segurança em nossas escolas, queremos implementar treinamentos periódicos para que as pessoas tenham orientação de como agir em situações emergenciais e promover uma cultura preventiva entre alunos e funcionários", destaca Carlos Cezar.

O PL 605/2023 determina que as escolas estaduais elaborem um mapa das áreas externas e internas com identificação dos riscos acidentes, incêndios e explosões; orientar e conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos encontrados, destacando a importância da adoção de medidas preventivas ou de neutralização; a elaboração de mapa de riscos, planos de fuga e de evacuação predial, no que poderá contar com supervisão do Corpo de Bombeiros; e realização de exercícios de simulação de emergência uma vez por ano.

alesp