Alesp presta homenagem a policiais e bombeiros militares em sessão solene

Solicitado pelo deputado Lucas Bove, o evento ocorreu nesta quinta-feira, 28
28/09/2023 16:28 | Sessão Solene | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Policiais e bombeiros militares homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Honraria entregue aos policiais e bombeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg310000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Lucas Bove solicitou o evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg310001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa Diretora da Sessão Solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309942.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados no Plenário JK durante a sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg310003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados no Plenário JK durante a sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg310004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a policiais e bombeiros militares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309943.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a policiais e bombeiros militares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309944.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a policiais e bombeiros militares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309945.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu sessão solene, nesta quinta-feira (28), para homenagear policiais e bombeiros militares do Estado de São Paulo que salvaram uma jovem de 25 anos de tentativa de suicídio, no dia 18 de agosto, em São Paulo. O evento também buscou dar visibilidade à campanha de conscientização Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio.

A Cerimônia

Durante a solenidade, os 16 policiais homenageados receberam um diploma de honra ao mérito com uma rosa amarela, cor que simboliza a campanha de conscientização contra o suicídio.

A equipe foi comandada pelo tenente-coronel Diogenes Martins Munhoz, que liderou a atuação dos bombeiros durante a ocorrência. A operação utilizou técnicas especiais de salvamento, desenvolvidas no âmbito do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e que são empregadas em 17 estados brasileiros. "A atuação representa o completo engajamento da gloriosa Polícia Militar e de seu Corpo de Bombeiros no acolhimento de tentativas de suicídio, sempre de forma humanizada, como preconiza a técnica, e com toda a segurança requerida às equipes de salvamento e à própria vítima", completa Lucas Bove.

Segundo Lucas Bove, a Polícia Militar e o Corpo de bombeiros realizam um trabalho fantástico, com cerca de 200 anos de história. O parlamentar também contou que os deputados da Alesp estão trabalhando fortemente por uma recomposição salarial justa para todos os policiais, aumento da quantidade de policiais efetivos e a qualidade dos equipamentos para a melhoria das condições de trabalho. Por fim, ele ainda falou sobre sua participação no lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Corpo de Bombeiros.

"Muito obrigado pelos serviços prestados à população brasileira e paulista. Eu sou um grande admirador das forças policiais e tenho muita honra e orgulho em servir ao Estado de São Paulo ao lado de homens e mulheres tão comprometidos", declarou Bove.

De acordo com Bove, o Corpo de Bombeiros possui cerca de 8.400 bombeiros militares e quase 2.500 mil viaturas. "Em 2022, recebeu dois milhões de chamados pelo 193 [telefone], já atendeu 550 mil ocorrências, realizou 235 mil resgates, mais de 70 mil salvamentos, extinguiu 44 mil incêndios, salvando mais de 230 mil vidas", completou.

Ações como essa, segundo o deputado, "devem ser enaltecidas para motivar o profissionalismo e o amor à vida do semelhante, principalmente, nesse mês de setembro, mês que marca a campanha de prevenção ao suicídio em todo país".

Homenageados

Confira abaixo os 16 diplomados que salvaram a vida da jovem:

1. Tenente coronel PM Diogenes Martins Munhoz;

2. 1° tenente PM Carlos Augusto Lima De Queiroz;

3. 1º sargento PM Eduardo Rodrigues De Oliveira;

4. 2º sargento PM Cleiton Douglas Da Silva Ferrera;

5. Cabo PM Danilo Silva Ferreira Barreiro;

6. Cabo PM Eduardo Meo;

7. Cabo PM Raphael Walderrama Porto;

8. Cabo PM Marcelo José Sena Chaves;

9. Cabo PM Eduardo Agno De Andrade Inocêncio;

10. Cabo PM Alexandre Souza;

11. Cabo PM Gilberto Lopes Dos Santos;

12. Cabo PM Erick Leandro Santos De Souza;

13. Cabo PM Felipe Ribeiro Dos Santos;

14. Cabo PM Rafael Ancelani;

15. Cabo PM Athinã Marsura Dos Santos;

16. Soldado PM Breno William De Andrade E Anjos.


Presenças

A sessão foi presidida pelo solicitante da cerimônia, o deputado Lucas Bove (PL), e contou com a presença do comandante da Escola Superior de Bombeiros, coronel da Polícia Militar Carlos Alberto de Camargo Jr; policial militar da Casa Ricardo Roberto Tofanelli; subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, coronel Vitor de Freitas Carvalho; Carlos Isa e o oficial da Polícia Militar, Newton Koba Kage.


alesp