Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo celebra 75 anos em sessão solene

O evento foi proposto pelo deputado Gilmaci Santos e ocorreu nesta sexta-feira, 17
17/11/2023 19:03 | Sessão Solene | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Sessão solene em comemoração dos 75 anos da Apesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em comemoração dos 75 anos da Apesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em comemoração dos 75 anos da Apesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em comemoração dos 75 anos da Apesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg313785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu uma sessão solene, na manhã desta sexta-feira (17), em celebração aos 75 anos da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp). A cerimônia, proposta pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos), entregou uma placa de homenagem a profissionais da área.

Posicionamentos

"Os procuradores são responsáveis para o bom andamento do Estado de São Paulo, até mesmo para os projetos de lei que chegam a esta Casa. São os 'guardiões' que vigiam e dão a direção para que tudo aconteça bem. É uma grande satisfação essa homenagem e ficamos felizes em participar desse momento", declarou Gilmaci.

O presidente da Apesp, Fabrizio Pieroni, disse que a luta pela advocacia pública é uma batalha que transcende as fronteiras partidárias e que a Apesp atua na defesa do interesse coletivo e na promoção dos princípios do Estado de Direito. "Hoje celebramos não apenas a associação, mas cada um de vocês [procuradores] que desempenham um papel crucial na busca incessante por justiça, pelo interesse público e pelo fortalecimento do serviço público. Também dedico esta homenagem a Sarah Esther Tomchinsky, associada da Apesp desde 1950", disse.

A primeira-vice presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Fabiola Marquetti Sanches Rahim, falou que a Apesp deve continuar atuando com diálogo e grande liderança, unindo forças para lutar pela valorização dos procuradores. "Associação é 'espírito de corpo'. É unir-se em torno de um momento único, de interesses que se adunam em prol do crescimento e da consagração da carreira da advocacia pública. É estar à frente das principais conquistas legislativas, judiciais e administrativas para os procuradores do Estado de São Paulo", disse.

Em seguida, a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra, parabenizou a atuação da Apesp e disse que a instituição atua com respeito, seriedade e comprometimento. Além disso, Inês defendeu que os procuradores trabalham de forma incessante e invisível para o povo, garantindo a estruturação e a segurança jurídica das políticas públicas paulistas, a defesa do patrimônio público.

Encerramento

A solenidade terminou com a entrega de uma placa de homenagem à procuradora do Estado, Sarah Esther Tomchinsky e ao solicitante da sessão, deputado Gilmaci Santos.

História da Apesp

A Apesp surgiu em 30 de dezembro de 1948 e, desde então, cresceu significativamente. Ao longo da sua história, a instituição vem promovendo o diálogo com os parlamentares desta Casa e seus associados, além de ter participado ativamente de importantes momentos da democracia brasileira, como as Diretas Já, Constituinte e Reformas Administrativa e da Previdência.

Presenças

A Mesa Diretora foi composta pelo proponente da sessão, o deputado Gilmaci Santos; o presidente da Apesp, Fabrizio Pieroni; a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra; a primeira-vice presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Fabiola Marquetti Sanches Rahim e a procuradora do Estado, Sarah Esther Tomchinsky.

O evento também contou com a presença de autoridades, como o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), João Alberto Pezarini; o corregedor da Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), Fabio Traboldi Gastaldo; o secretário-geral da Apesp, José Luiz Souza de Moraes; o procurador-geral adjunto, Caio Cezar Guzzardi da Silva; o defensor público representante do defensor público estadual Florisvaldo Fiorentino, Carlos Isa; representante do procurador-chefe da Alesp Alexandre Kimura, Marco Antônio Beneton.

A cerimônia ainda teve o representante do presidente da Associação Paulista dos Defensores Públicos (Apadep), Jordana de Matos Rolim; diretor de assuntos institucionais representando a Associação de Advogados e Procuradores do Legislativo (Anpal), Carlos Alckmin Dutra; representante do deputado Bruno Zambelli (PL), Eugênio Proença; representante da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), Thiago Sanchez; representante do deputado Tomé Abduch, Alexandre Curiati; presidente da Associação dos Procuradores do Município de São Paulo, Marcos Augusto Carboni.


alesp