Alesp entrega a mais alta honraria do Legislativo ao jornalista Helton Pimenta

A homenagem ocorreu em sessão solene realizada nesta segunda-feira, 30
31/10/2023 17:23 | Sessão Solene | Daiana Rodrigues - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Homenagem ao jornalista Helton Pimenta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312559.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helton Pimenta recebeu o colar de honra ao mérito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Ana Perugini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312561.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cláudia Pimenta filha do homenageado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao jornalista Helton Pimenta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta segunda-feira (30), sessão solene em homenagem ao jornalista Helton Pimenta, que recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, pela importância da sua trajetória profissional.

Solicitado pela deputada Ana Perugini (PT), o evento também contou com a presença do deputado Dirceu Dalben (Cidadania), familiares do homenageado e prefeitos e vereadores de cidades da região de Campinas e de outras regiões do Estado de São Paulo.

A deputada solicitante do evento declarou que o Helton merece ser homenageado, porque ele é um jornalista que ensina não só a todos os jornalistas, mas aos políticos também. "Quando eu o conheci, eu fiquei impressionada com a inteligência e a maestria como o Helton tratava seus convidados, tanto antes da entrevista, como depois. Ele deixava seus entrevistados à vontade e era gostoso ser entrevistado por ele, porque não era cansativo."

O homenageado disse ter ficado honrado com a homenagem. "Isso tudo me faz ter orgulho de carregar essa medalha. Esse colar vai ficar do lado esquerdo do peito!", declarou Pimenta. Cláudia Pimenta, filha dele, agradeceu a presença de todos e disse que seu pai é uma pessoa digna de estar recebendo a honraria.

Outras homenagens

"Helton é um comunicador e um entrevistador fantástico, que pergunta tudo a seu entrevistado com elegância e sabedoria. Por isso, Helton construiu uma carreira de sucesso na sua vida profissional, que soube conduzir com maestria", parabenizou o prefeito de Campinas, Dário Saadi.

Já o vereador de Ribeirão Preto Maurício Gasparini declarou que Pimenta é um homem de valor que possui o que há de mais digno no ser humano: o servir. "É através dessa homenagem que o Estado de São Paulo reconhece o seu valor e te abraça junto com a sua família. Que Deus continue te iluminando, para que você continue exercendo sua vocação!", pontuou.

Ana Perugini complementou as homenagens, dizendo que Pimenta é um comunicador que faz, de fato, a Comunicação acontecer. "Helton é uma ?enciclopédia? à disposição de quem tiver a condição de observar a grandiosidade do homem que está ali", finalizou.

Encerramento

No fim da cerimônia, Helton Pimenta recebeu a mais alta honraria do Legislativo.

Emocionado e grato pela homenagem e pelos presentes, o jornalista contou sua trajetória profissional, desde o rádio até à TV, e relembrou algumas de suas entrevistas com autoridades políticas.

Quem é Helton Pimenta?

Helton Pimenta tem 78 anos, mora em Ribeirão Preto e, atualmente, apresenta o programa Helton Pimenta Entrevista, transmitido ao vivo pelo Facebook.

O jornalista iniciou a carreira aos 13 anos, como locutor no rádio. Em 1990, ingressou na televisão, como apresentador do programa Notícias em Debate da TVB Campinas, emissora afiliada do SBT, onde ficou durante 20 anos.

O jornalista ficou conhecido por entrevistar grandes nomes da política, economia e da vida pública.


alesp