Alesp condecora Fernando José da Costa por contribuições acadêmicas e na vida pública

Autor da homenagem, o presidente da Alesp, André do Prado, ressaltou o legado de Costa, no âmbito da vida pública, combatendo a violência doméstica contra as mulheres paulistas
01/12/2023 20:28 | Sessão Solene | Claus Oliveira - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Sessão Solene condecora Fernando José da Costa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg314880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenageado: Fernando José da Costa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg314881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg314882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando José da Costa recebe honraria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg314883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando José da Costa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg314857.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ex-secretário estadual de Justiça e Cidadania, de 2019 a 2022, o advogado criminalista Fernando José da Costa recebeu, nesta sexta-feira (1), o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. "É uma pessoa referência na advocacia, tem um legado maravilhoso no Direito. E como secretário desenvolveu um dos melhores trabalhos já realizados naquela secretaria", destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado (PL).

Na atuação como gestor público, Fernando José da Costa destacou-se, segundo o chefe do Legislativo Paulista, pelo combate à violência contra as mulheres, ao racismo e às desigualdades sociais. Na mesma linha, a deputada Carla Morando (PSDB) recordou que o uso de tornozeleira eletrônica em acusados de violência doméstica teve a contribuição decisiva do ex-secretário paulista.

A entrega do Colar também levou em conta a faceta acadêmica de Fernando José da Costa, tido como um dos mais renomados juristas do Brasil, doutor em Direito Penal com mais de 12 livros publicados. Ex-aluno de Costa, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) declarou ser um admirador das carreiras docente e jurídica do homenageado.

Durante entrevista após a Sessão Solene, Costa correlacionou a atuação como gestor público e a formação acadêmica. "Sou uma pessoa técnica que por um determinado momento fui servidor público. Gostei muito de ter sido servidor público, um trabalho árduo, mas muito prazeroso", pontuou, ao se definir como um estudioso do Direito atento ao mundo político.

Já adornado com a mais alta honraria da Alesp, o ex-secretário de Justiça disse que a sensação era de missão cumprida. "Esse Colar é entregue para quem prestou importante trabalho de desenvolvimento social, cultural ou econômico. Acredito que, quer como advogado, professor, escritor ou secretário, tenha contribuído para o desenvolvimento no Estado de São Paulo", finalizou.

Autoridades

A condecoração a Fernando José da Costa reuniu autoridades dos meios jurídico e acadêmico paulista, como o procurador-geral de Justiça Mário Luiz Sarrubbo; a juíza Vanessa Ribeiro Mateus (da Apamagis); o desembargador Orlando Eduardo Geraldi; e o conselheiro Eduardo Tuma (presidentes, respectivamente, do TJM e do TCM); o defensor público-geral, Florisvaldo Fiorentino Júnior; e a professor da Universidade de São Paulo, a ex-deputada Janaina Paschoal.

Colegas de secretariado de Costa também prestigiaram o evento, entre eles Cauê Macris (ex-Casa Civil e ex-presidente da Alesp) e o deputado estadual Itamar Borges (MDB), que foi secretário de Agricultura no mesmo período de Costa.

alesp