Deputado vai ao STF pela desestatização da Sabesp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
06/12/2023 15:13 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Guto Zacarias

Compartilhar:

Deputado Guto Zacarias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg315279.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputado do MBL é o atual presidente da Frente Parlamentar em apoio à privatização da empresa

O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil), vice-líder do governo Tarcísio na Assembleia Legislativa, ingressou como amicus curiae em ação movida no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) , PT e o PSOL alegam que há ilegalidade no decreto por, supostamente, ferir o Marco Legal do Saneamento Básico. "A transferência do poder deliberativo para alterar contratos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, celebrados entre prefeituras e Sabesp, usurpa a competência municipal de deliberar sobre seus interesses diretos e locais", argumentam.

Para manter a validade do decreto assinado por Tarcísio de Freitas, Zacarias pediu para ingressar na ação como amicus curiae, uma modalidade de ator processual que participa do processo com a função de fornecer informações relevantes ao órgão julgador acerca do caso em questão.

"Não há qualquer tentativa de usurpação", explica o deputado. "Os municípios que assinaram convênios com a Sabesp o fizeram por vontade própria, o que não retira do governador de São Paulo a atribuição de reorganizar a estatal de acordo com seu programa de governo", afirmou o deputado.

alesp