Debate promovido pelo ILP trata do uso da Inteligência Artificial pelos municípios

Plataforma permite diagnósticos e recomendações para transformação digital e desenvolvimento sustentável para mais de 5 mil cidades brasileiras
27/02/2024 19:08 | Avanços | Da Redação

Compartilhar:

Palestrantes do debate<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Indicadores da plataforma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Avaliação da plataforma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319622.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira (27), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) o debate "Plataforma inteli.gente: Gestão e Governança para Transformação Digital e Desenvolvimento Sustentável". O debate tratou do uso de Inteligências Artificiais como ferramenta da Plataforma inteli.gente, onde os 5.570 municípios brasileiros podem obter diagnósticos e recomendações para transformação digital e desenvolvimento sustentável.

O objetivo da plataforma, resultado de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a rede Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA), é realizar um diagnóstico de maturidade para Cidades Inteligentes e Sustentáveis e propor diretrizes e eixos de atuação para elaboração de políticas nacional e municipal sobre o tema.

A plataforma oferece, através de sua avaliação, dados que auxiliam na gestão de desempenho dos municípios. São 113 indicadores e quatro dimensões de análise: econômica, sociocultural, meio ambiente e capacidades institucionais, por exemplo. O sistema ainda apresenta 31 tópicos na área de políticas públicas.

Construção

No decorrer do debate, foi apresentada parte do processo de construção dos indicadores da plataforma e como eles funcionam na avaliação de municípios diversos. "Esses conjuntos de indicadores tem um peso, tem uma metrificação de acordo com a energia que esse indicador despende dentro do processo de gestão e governança de cada município", explicou Luísa Paseto, coordenadora da IARA USP inteli.gente.

O vídeo completo do evento está disponível nos canais do ILP e da Alesp no YouTube:

https://www.youtube.com/live/DqUAvmUoYgo?si=NBVkvNY9_ofPvuU3

Acesse o manual completo da Plataforma inteli.gente em:

https://inteligente.mcti.gov.br/Manual%20plataforma%20inteligente%20V1_Final_ISBN.pdf

Acesse a plataforma inteli.gente em:

https://inteligente.mcti.gov.br/

alesp