Sessão Solene na Alesp homenageia os 80 anos do Hospital das Clínicas

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
08/04/2024 14:02 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:

Homenagem aos 80 anos do Hospital das Clínicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322060.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma sessão solene irá homenagear os 80 anos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) na noite desta segunda-feira (8) no Plenário Juscelino Kubitschek da Alesp. A autora da iniciativa, a deputada estadual Beth Sahão (PT), destaca a importância da instituição não apenas para São Paulo, mas para todo país.

"O HC é o primeiro hospital público do Brasil a estar entre os 250 melhores hospitais do mundo. Temos muito a comemorar e muito a seguir conquistando para que o Hospital das Clínicas possa continuar cumprindo tão bem o seu papel", afirma Beth Sahão.

Fundado em 1944, o HCFMUSP conta com mais de 900 leitos instalados e mais de 50 salas cirúrgicas, realiza aproximadamente 25 mil cirurgias, mais de 500 transplantes e faz quase 100 mil atendimentos de Urgência e Emergência.

Também consolida-se na área de inovação e dinamiza ainda mais a saúde digital, permitindo assim reduzir o deslocamento de pacientes e cuidadores.

Entre 2020 e 2021, o Hospital das Clínicas da FMUSP destacou-se no maior desafio de sua história, contribuindo para salvar milhares de vidas durante a pandemia da Covid-19 - a crise sanitária que atingiu todo o planeta.

Em 2022, com a inauguração, do Instituto Perdizes (Iper), a Instituição passou a contar com mais um Instituto dedicado à assistência à saúde, ensino e pesquisa. O Iper atende duas grandes demandas: servir de retaguarda dos leitos, em especial de clínica médica e contar com um centro de excelência de alcance nacional para tratamento, prevenção, educação e pesquisa no campo de álcool e drogas. Além disso, destina área exclusiva para desenvolver pesquisas e inovação em saúde.

O HC conta ainda com um hospital auxiliar e unidades de apoio. Está prevista a criação do Centro de Pesquisas Clínicas, com área de 9.000 metros quadrados destinada às pesquisas terapêuticas e multidisciplinares.

Por sua vez, o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia do HCFMUSP (LEPIC) inicia suas atividades com o objetivo de desenvolver programas de ensino, pesquisa e inovação das áreas cirúrgicas do HCFMUSP nos campos da laparoscopia, videocirurgia, videoendoscopia e cirurgia robótica.

Números que dão uma dimensão de sua estrutura e capacidade de resposta, razão pela qual a deputada Beth Sahão decidiu pela sessão solene, como um registro histórico desse marco tão importante. "Afinal, não são oito dias e nem oito anos. São oito décadas de excelência em pesquisa, assistência e inovação", conclui a deputada.


alesp