Evento na Alesp discute o papel das lideranças femininas no combate à violência de gênero
18/04/2024 15:53 | Paz e Segurança | Da Redação - Fotos: Carol Jacob
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta quinta-feira (18), um debate sobre a participação das mulheres na elaboração de políticas de promoção de paz e de segurança. O evento contou com a presença de especialistas e apresentou o Guia Prático de Aplicação Local da Agenda MPS.
Para a deputada Marina Helou (Rede), coordenadora do encontro, é preciso que mais mulheres assumam postos de comando e de tomada de decisões sobre os temas relacionados à paz e à segurança. "Historicamente excluídas dos espaços de poder, as mulheres podem ter um papel eficaz na construção de soluções", argumentou a parlamentar.
O Guia
Durante o evento, foi apresentado o Guia Prático de Aplicação Local da Agenda MPS. O documento serve para encorajar e capacitar lideranças locais em busca da redução da violência de gênero. A iniciativa sugere uma reavaliação do atual Plano Federal de MPS e propõe um novo documento com medidas mais assertivas.
Apesar de o tema ser discutido amplamente em países que enfrentam conflitos armados, a importância da regionalização deste debate é fundamental, explicou Marina Helou.
Participações
O lançamento contou com a presença de especialistas no tema. Uma das convidadas foi a embaixadora Irene Vida Gala, presidente da Associação de Mulheres Diplomatas Brasileiras.
Irene destacou que a perspectiva feminina pode trazer soluções diferentes em busca de uma sociedade mais igualitária e pacífica. "O impacto da violência é diferente no homem e na mulher", salientou.
Gabriele Garcia, fundadora do Think Twice Brasil, organização de incentivo à Educação para Paz e Direitos Humanos, também entende que o Brasil pode se beneficiar desta agenda. "Embora não se reconheça formalmente como uma zona de conflito armado, sabemos que o Brasil apresenta números que, às vezes, superam as zonas de guerra", pontuou.
O evento foi realizado no Auditório Teotônio Vilela e mediado por Beatriz Accioly, antropóloga e pesquisadora e gestora de projetos de impacto social. Participaram do evento também a coordenadora técnica legislativa da senadora Mara Gabrilli, Adriana Perri; a líder comunitária Joyce Meirelles; Viviane Rios, diplomata; e a poetisa Tawane Theodoro.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316309308
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Plenário da Alesp aprova urgência a mais 11 projetos de lei; veja a lista
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp