Maio Furta-cor: Alesp promove painel de discussão sobre saúde mental materna
22/05/2024 19:00 | Visibilidade | Fábio Gallacci - Fotos: Larissa Navarro
Falar sobre a saúde mental materna é algo ainda envolto em tabu no Brasil, mas a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem atuado para colocar essa importante questão em debate e dar a visibilidade que ela merece. Evento realizado no Auditório Paulo Kobayashi, nesta terça-feira (21), a pedido do deputado Capitão Telhada (PP), promoveu um painel de discussão e conscientização sobre o assunto com profissionais da Saúde e do Direito.
Ao lado das deputadas Marina Helou (Rede) e Letícia Aguiar (PP), Telhada é coautor do projeto que foi aprovado, sancionado e se tornou a Lei 17.937/2024, que instituiu no calendário oficial paulista o "Maio Furta-cor", mês de conscientização e incentivo ao cuidado da saúde mental materna. A iniciativa busca trazer à tona a importância do tema e promover ações que contribuam para o bem-estar das mulheres durante a gestação, no pós-parto e em todo o ciclo da maternidade.
O mês é atribuído à "furta-cor" por sua tonalidade, que se altera a depender da luz que recebe, sendo assemelhada às diversidades da experiência da maternidade.
"Fundamental levar o máximo possível de informação para quem mais precisa. É nossa obrigação, como parlamentar e entidade pública, levar conhecimento de qualidade à população", apontou Telhada, que disse ter apresentado a proposta após uma conversa com a sua assessora parlamentar, Patrícia Lafuria, que enfrentou a questão na pele.
"Eu, como mãe, sofri depressão pós-parto quando tive a minha terceira filha. Saúde mental materna realmente importa porque uma mãe doente tem uma família doente. Então, precisamos cuidar muito disso", disse a assessora Patrícia.
Assunto de homem também
Além de Telhada, também participaram do evento a deputada Marina Helou e a atual secretária de Políticas para a Mulher de São Paulo, a deputada licenciada Valéria Bolsonaro.
"Esse é um tema muito delicado, mas pouco falado. Então, ficamos muito felizes de ver essa pauta sendo discutida na Alesp. O fato é que muitas mulheres são vítimas dessa situação, que acaba desestruturando toda a família", comentou Valéria.
Para a deputada Marina Helou, falar sobre o assunto traz a visibilidade necessária. "É importante dizer que esse tema não é algo apenas ligado às mulheres, mas diz respeito aos homens também. Nós temos que estar cientes de como agir diante dessas situações em família, com a esposa, filha ou mãe passando por um momento de depressão pós-parto ou estresse pós-traumático, por exemplo", afirmou a parlamentar. "A criação do Maio Furta-cor é um primeiro passo para a conscientização. Estudos mostram que a falta de saúde mental materna é um dos fatores de estresse na primeira infância e isso impacta o desenvolvimento das crianças", acrescentou Marina.
Sentimentos
A psicóloga clínica educacional e de orientação familiar Cristiane Rayes reforçou que a saúde mental e o bem-estar da família é responsabilidade de todos. "Uma exaustão, sentimento de solidão ou burnout materno influencia em todo o ambiente. Todos os desafios da maternidade, e até as relações conjugais, interferem no desenvolvimento das crianças", explicou ela. "Temos que ter informações sobre o que é depressão e ansiedade. Isso facilita com que possamos saber quais profissionais podem ajudar. Precisamos falar sobre isso, não podemos esconder os sentimentos. A informação clara, aceitação do diagnóstico e tratamento adequado são as respostas para isso", concluiu Cristiane.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720317207601/
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Aposentados do Itaú Unibanco vão às ruas no dia 29 contra valores abusivos nos planos de saúde
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações