Expoente na luta pela reforma agrária, agrônomo José Gomes da Silva é homenageado na Alesp

Pioneiro no movimento que veio a se tornar o MST teve trajetória celebrada no ano de seu centenário; ato solene foi promovido pelo deputado Simão Pedro
21/06/2024 19:21 | Ato Solene | Matheus Batista - Foto: Larissa Navarro

Compartilhar:

Ato na Alesp celebrou centenário de José Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agrônomo foi figura importante para o MST<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329046.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento foi promovido pelo dep. Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329023.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participantes debateram reforma agrária em SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2024/fg329024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite desta quinta-feira (20), um ato solene em homenagem ao centenário do agrônomo José Gomes da Silva, um dos principais nomes da reforma agrária no Brasil. A cerimônia foi promovida pelo deputado Simão Pedro (PT).

José Gomes Silva foi figura importante para o surgimento do movimento que veio a se tornar o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra). Nascido em Ribeirão Preto, em 1924, o agrônomo falecido em 1996 foi celebrado no ano de seu centenário.

"Ele ensinou sobre não só distribuir terra, mas colocar tecnologia na terra, na produção de alimentos, produzir em escala e sem agrotóxicos. Foi um cara muito inspirador", afirmou o deputado Simão Pedro. "Nesse centenário de seu nascimento, faço uma homenagem singela, mas muito justa pra uma figura que mostrou a importância da reforma agrária", completou o parlamentar.

Além da produção agrícola e do papel de mentor de trabalhadores rurais que buscavam sua independência, José Gomes da Silva ocupou também cargos importantes no setor público, como o de secretário de Estado da Agricultura, entre 1982 e 1985, e de presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em 1985.

"Ele foi um grande funcionário público do Estado de São Paulo. Além da função privada, como fazendeiro, ele exerceu cargos públicos importantes. Chegou a ser consultor da ONU na agricultura. É uma figura muito expressiva", relembrou Simão Pedro.

Semente do MST

O trabalho de José Gomes na agricultura paulista ajudou a fundar o pensamento que viria a constituir o MST e a luta organizada pela reforma agrária.

"Ele foi o pioneiro na luta pela reforma agrária. Um verdadeiro intelectual orgânico, era um pesquisador e um estudioso", afirmou João Pedro Stédile, um dos fundadores do MST.

A valorização do trabalhador rural e a inclusão da população no processo de produção foram alguns dos legados deixados pelo agrônomo.

"Ele reproduziu na fazenda o que era a agricultura familiar. Ele era não só apaixonado pela ideia, como também valorizava a necessidade de os trabalhadores rurais participarem. Sem os trabalhadores rurais não haveria reforma agrária", completou Stédile.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Confira mais imagens do evento: https://flic.kr/s/aHBqjBw7XX

alesp