'Tesouro verde' e pulmão da Capital paulista, Parque Ibirapuera completa 70 anos
21/08/2024 17:27 | Patrimônio | Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Costa e Rodrigo Romeo
O maior "tesouro verde" da Capital paulista completa 70 anos hoje. Mais do que um parque, o Ibirapuera faz parte da alma da maior cidade da América do Sul e de todos os 14 milhões de frequentadores que aproveitaram sua beleza e alternativas de cultura e lazer até agora. Inaugurado em 21 de agosto de 1954, esse patrimônio brasileiro surgiu em homenagem aos 400 anos da cidade que o abriga e fica ao lado da sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Assim, por ele estar a apenas alguns passos de distância, muitos servidores da Alesp aproveitam o espaço em busca de saúde e bem-estar.
"Para mim, o Ibirapuera representa um alívio no cotidiano da metrópole. Rotina, trânsito e exercícios em academias fechadas fazem parte do nosso dia a dia, mas estar no parque é como tomar um ar especial para energizar a semana. Já fui em vários eventos lá, com a Bienal de arte, exposições na Oca e o Natal, que foi marcante", conta Renata Teixeira Gomes, analista legislativo do Parlamento Paulista.
Natural do Paraná, Renata realmente fez do Ibirapuera o seu destino em diversos momentos de lazer. "Acho que, mais que manter a saúde e bem-estar físicos, o parque ajuda na saúde mental mesmo. Você relaxa, vê gente, se diverte, toma um sorvete, come uma pipoca, lê um livro, anda de bike. Enfim, para espairecer é ótimo", comenta.
Local "sagrado"
Já para o técnico legislativo Denis Hoshikawa, o parque é uma extensão de sua casa. "Ele está inserido na minha rotina diária. Costumo frequentar o parque de segunda a sexta-feira após encerrar o expediente no trabalho. Gosto de andar de skate ou de bike nas ciclovias. Aguardo com muita ansiedade a reabertura da marquise, que é um local sagrado para os skatistas e patinadores da cidade de São Paulo", diz ele, na expectativa de ampliar suas atividades ali.
Caprichando nas manobras, Hoshikawa faz uma verdadeira reverência à área verde, deixando claro que o Ibirapuera tem força até em suas tomadas de decisões. "Nenhum outro parque que frequentei pelo Brasil possui as características do Parque Ibirapuera: lagos, postes de iluminação em todo o trajeto, ciclovias com superfície lisa e trechos arborizados. Não consigo imaginar a minha vida sem poder frequentá-lo. Sem dúvida, este seria um fator de peso caso eu decidisse aceitar uma proposta de emprego em outra cidade", confirma ele.
Natureza
O assessor parlamentar e jornalista Venceslau Borlina frequenta a área verde há uma década, desde o momento em que decidiu morar na Capital. "O que mais gosto é do contato com a natureza. Pra mim, que sou do Interior do Estado, é fundamental ter um espaço como o Ibirapuera, cheio de árvores frondosas e vegetação diversa. Além disso, tem também a prática de esportes. As noites de Verão são ideais para jogar vôlei ou basquete. Já quando está mais frio, prefiro praticar corrida ou caminhada. É muito bom", afirma ele, que é nascido no município paulista de Valentim Gentil, a 560 quilômetros de São Paulo.
Borlina costuma ir sozinho ao parque para praticar esportes, mas já foi com amigos a exposições na Oca e também no restaurante Selvagem, que oferece culinária e drinks exóticos, que agradam ao seu paladar. "Após o fim das restrições da pandemia da Covid-19, foi um dos primeiros lugares que fui com os amigos. E foi incrível", lembra, com carinho pelo espaço.

Origem
Na época da colonização, a então comunidade indígena deu lugar a chácaras e pastagens, usadas pelas boiadas que se dirigiam ao Matadouro Municipal, no bairro de Vila Mariana. A ideia de transformar a região em parque surgiu ainda na década de 1920.
Como o terreno era alagadiço, um funcionário da Prefeitura da Capital, conhecido como Manequinho Lopes, plantou, em 1927, centenas de eucaliptos australianos para drenar o terreno, e também diversas mudas de plantas para serem usadas para a ornamentação da cidade. Essa foi a origem do que viria a ser o sempre majestoso, receptivo e simbólico Parque Ibirapuera.
Assista à cobertura especial feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações